Notícia

Esteta

FAU-USP preserva história e produção acadêmica na internet

Publicado em 03 dezembro 2012

A história e a produção acadêmica em recursos audiovisuais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP) estão reunidas em um acervo na internet.

O site Intermeios foi criado para reunir uma produção que começou na década de 1980, quando os primeiros equipamentos de vídeo chegaram à faculdade pelo Laboratório de Recursos Audiovisuais (LRAV). O LRAV foi estruturado como um laboratório interdepartamental para atender aos professores e alunos em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

De acordo com a USP, o site oferece oportunidade de reunir em um só lugar, de maneira acessível e organizada, a produção audiovisual de uma das mais importantes faculdades de arquitetura do país.

"A importância desse projeto passa desde as questões mais amplas, como a democratização do acesso e do conhecimento, até de fato a formação de alunos e profissionais da área", disse a professora Giselle Beiguelman, coordenadora do projeto juntamente com o professor Silvio Melcer Dworecki.

O Intermeios foi dividido em categorias, que espelham a prática de trabalhos realizada na FAU. A seção Documentários, por exemplo, reúne pesquisas de professores e grupos com temas específicos, visando à divulgação científica.

A seção Alunos conta, em sua maioria, com vídeos de curta duração feitos pelos estudantes, de caráter experimental e com diversidade de temas, que têm suporte técnico e orientação da equipe especializada do VideoFAU.

Em Palestras e Eventos estão os eventos e seminários realizados na faculdade. Há ainda o Memória FAU, seção relativa à história da vivência e do cotidiano na faculdade.

O Intermeios convida o público, principalmente ex-alunos, ex-professores e ex-funcionários da FAU, a contribuir com a construção dessa história enviando arquivos audiovisuais e fotos relacionados à vivência universitária.

O contato pode ser feito pelo e-mail intermeios@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-4524 / 3091-4559.

Intermeios: www.fau.usp.br/intermeios

Fonte: Agência FAPESP