Notícia

Guia do Estudante online

FAU insccreve para pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional

Publicado em 22 dezembro 2015

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) recebe inscrições até 05 de janeiro de 2016, para uma vaga de pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional com bolsa da FAPESP. A oportunidade está vinculada à pesquisa internacional Public accountability to residents in contractual urban redevelopment (PARCOUR) (Responsabilidade pública frente aos moradores em intervenções de renovação urbana), apoiada também pelo órgãos ESRC (Reino Unido) e NWO (Holanda).

O objetivo da pesquisa é investigar como formas contratuais, negociações e todos os tipos de incentivos econômicos são usados como instrumentos urbanísticos para regular a participação de atores (públicos, privados e sociedade civil) na reurbanizaçao de áreas já ocupadas. Serão estudados diversos instrumentos de planejamento e gestão no Brasil, no Reino Unido e na Holanda, desenvolvendo, com recurso a estudos de caso, uma avaliação da responsabilidade social em relação aos moradores originais.

O bolsista será responsável pela sistematização da bibliografia internacional já identificada e pela pesquisa bibliográfica nacional, produzindo revisão em inglês. Participará da escolha dos casos a serem estudados, das pesquisas de campo e em fontes secundárias e de reuniões internacionais do grupo, colaborando com sua organização. Participará também da redação dos textos de produtos da pesquisa e da elaboração de artigos para publicação.Os candidatos devem ter doutorado nas áreas de Urbanismo, Planejamento Urbano, Gestão de Políticas Públicas ou Direito Urbanístico.

O processo seletivo será realizado em duas fases: avaliação dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados e arguição sobre currículo e experiência.

Os interessados devem enviar os documentos para a pesquisadora Maria Lucia Refinetti Martins (malurm@usp.br), com o assunto "Bolsa de Pós-Doutorado”. Para mais informações sobre a seleção, acesse o site da FAPESP.