Notícia

Jornal da USP online

Faturamento de empresas do parque tecnológico da USP em Ribeirão Preto cresce 26% (2 notícias)

Publicado em 14 de março de 2025

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Zumm Ribeirão

Supera Parque é fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a USP; relatório destaca geração de empregos, expansão de infraestrutura e novas parcerias internacionais

O Supera Parque de Inovação e Tecnologia encerrou 2024 com resultados expressivos, conforme aponta o recém-divulgado relatório de atividades referente ao exercício. O faturamento das empresas do complexo registrou um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, consolidando-se como um dos principais hubs de inovação do Brasil. O levantamento traz dados sobre geração de empregos, atração de novas empresas, expansão da infraestrutura e avanços na internacionalização de startups. O relatório completo pode ser acessado através deste link

O crescimento de 26% reflete a capacidade de atrair novas empresas e fortalecer o ecossistema de inovação regional. Ao longo do ano, o Supera Parque acolheu 18 novas startups e empresas, o que contribuiu para o aumento significativo na ocupação dos espaços, especialmente em seu loteamento e no Container Park, centro empresarial do complexo.

Além disso, 2024 foi marcado pela aprovação de novos convênios, que impulsionaram ainda mais a internacionalização das startups residentes. Entre os destaques, estão as parcerias firmadas com programas europeus de aceleração digital e a participação de empresas do Parque em eventos internacionais como o Web Summit Lisboa e a FAPESP Week Espanha.

“Os resultados apresentados no relatório são fruto de um trabalho conjunto entre a equipe do Supera Parque, Prefeitura Municipal e USP. Em nosso condomínio da inovação, já são 18 mil m² de terrenos cedidos a projetos que promovem a inovação e o desenvolvimento econômico da região”, afirma Dalton Marques, gerente de desenvolvimento econômico do Supera Parque.

Outro dado importante do relatório é a empregabilidade. Somadas as empresas residentes e os serviços de gestão e manutenção do Parque Tecnológico, são 600 postos de trabalho vinculados ao Supera, contribuindo para a retenção de talentos na região de Ribeirão Preto.

Expansão da infraestrutura

A expansão física do parque foi outro marco importante. O Container Park, inaugurado no último ano, atingiu uma taxa de ocupação de 80%. Um espaço estratégico para startups em fase de crescimento, tornou-se também ponto de encontro para os residentes e sede de eventos, como o Inova Ribeirão.

O Supera Parque também avançou na modernização de seu Centro de Tecnologia, com a ampliação do escopo de acreditação junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia INMETRO). Os laboratórios estão acreditados em 92 normas de qualidade e, ao longo de 2024, atenderam mais de 60 diferentes empresas em testes para certificação de eletromédicos.

O Supera Lab, programa de inovação aberta do Parque, ganhou destaque ao conectar empresas tradicionais com startups inovadoras, promovendo a troca de conhecimento e a criação de soluções conjuntas para desafios tecnológicos. Ao longo de 2024, foram 75 horas de capacitação e 15 bootcamps e oficinas.

Com os resultados positivos de 2024, o Supera Parque inicia 2025 com uma agenda cheia de novos projetos e parcerias estratégicas. O foco para o próximo ano inclui a ampliação de programas de internacionalização, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e a expansão de serviços oferecidos pelo Centro de Tecnologia.

Sobre o Supera Parque

O Supera Parque, fruto de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e a Universidade de São Paulo, possui ao todo 78 empresas instaladas, sendo: 49 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica e 29 empreendimentos no Condomínio da Inovação. O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas, dos quais 7 já estão em processo de ocupação, e o recém inaugurado Container Park, um novo complexo empresarial com módulos empresariais, cafeteria, sala de treinamento e a unidade UP Lab Senai.

O relatório completo pode ser acessado através do link: https://superaparque.com.br/portal-de-transparencia/

Mais informações sobre o Parque estão disponíveis no site http://superaparque.com.br/

*Texto: Assessoria de imprensa Supera Parque