Notícia

Prefeitura Municipal de São José dos Campos

FATEC de São José é a mais ativa em inovação empreendedora no estado

Publicado em 05 novembro 2014

A FATEC de São José dos Campos (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) é a mais ativa em inovação empreendedora em um universo de 478 unidades que fazem parte do Centro Paula Souza. A informação é do diretor geral da instituição, Luiz Antônio Tozi, com base no ranking da plataforma IdeaLab da Agência Inova Paula Souza, divulgado em 30 de outubro.

Há dois anos, o Centro Paula Souza lançou a plataforma IdeaLab, um mecanismo online de estímulo ao empreendedorismo. “A ideia era ter uma plataforma única reunindo os projetos mais inovadores de todas as unidades das FATECs e ETECs no Estado. No mês passado, constatamos que a unidade de São José é a que registrou o maior número de projetos nesta plataforma”, explicou Tozi.

Na opinião do professor, o fato de a FATEC de São José estar localizada no Parque Tecnológico da cidade contribui significativamente para esta situação. “Estamos em um ambiente que estimula a inovação e o empreendedorismo. Temos, inclusive, duas ações em andamento, uma com o Parque e outra com o CECOMPI, nas quais colocamos professores e alunos à disposição das empresas de base tecnológica, tanto as incubadas como as pequenas e médias que já chegaram à maturação. Essa colaboração tem gerado resultados positivos para a FATEC e, também, para as empresas”, afirmou.

No sentido de ampliar esta parceria, Tozi destacou que a FATEC está realizando junto com a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) um projeto de formatação de políticas públicas estaduais para aprimorar a relação entre empresas e escolas. “A FATEC de São José será um núcleo deste projeto, no qual estarão envolvidas todas as unidades do Centro Paula Souza no Vale do Paraíba”, ressaltou.

“Como braço executor da política de ciência e tecnologia idealizada pelo prefeito municipal, o Parque Tecnológico tem entre suas principais missões a aproximação das instituições de ensino com o governo e o setor privado, imprescindível para agregar qualificação ao capital humano e aumentar a competitividade das empresas, gerando mais empregos e renda para o município”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.