Notícia

Diário do Comércio (SP)

Farejdor

Publicado em 24 outubro 2006

O nome é Science Authomatic Press Observer (Sapo). É um sistema desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade de Campinas (Unicamp), capaz de farejar notícias de ciência e tecnologia na grande mídia.
O Sapo, que contou com a participação da Cooperativa de Soluções Livres (Solis), em Lajeado, nodo Rio Grande do Sul, e teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foi projetado para garimpar o conteúdo online da Folha, Estadão, Jornal do Brasil e O Globo.
A ferramenta extrai as matérias que contêm termos de uma lista de palavras-chave cuidadosamente selecionadas, segundo critérios científicos.
"Essas palavras-chave são agrupadas em cinco filtros: disciplinas, instituições, prática da ciência e palavras técnicas de humanas ou exatas. Esse último filtro inclui palavras do tipo nanotecnologia ou aftosa", diz Yurij Castelfranchi, do Labjor. Links: http://www.agencia. fapesp.br/ http://www.solis. coop.br/handler.php?modu le>sites&action> view&sec tion>5&sitesdbname>solis http://www.labjor.unicamp.br/