Notícia

O Girassol online

FAPT e FAPESP discutem cooperação técnica e científica

Publicado em 25 outubro 2011

Um workshop para discutir a cooperação técnica e científica entre a FAPT - Fundação da Amparo à Pesquisa do Tocantins e a FAPESP – Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo foi realizado nesta terça-feira, 25, no auditório da Secretaria Estadual do Planejamento e Modernização da Gestão Pública, em Palmas.
 
O encontro contou a participação da presidente da FAPT, Andrea Stival, dos técnicos da FAPESP, Renato Breneizer, Maria Cristina Leftel, e Carlos de Pian, além de representantes da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e de outros órgãos públicos estaduais e de instituições ligadas à pesquisa.
 
Os técnicos apresentaram as principais ações e programas desenvolvidos pela FAPESP que já tem mais de 50 anos de atuação na área científica e tecnológica e, como a experiência pode ser aproveitada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins. O assessor da Diretoria Administrativa e Financeira da FAPESP Renato Breneizer, disse que este encontro é importante, pois, é possível ajudar a FAPT na elaboração de alguns editais e programas de apoio a Pós–graduação. “As grandes financiadoras de pesquisa do País estão interessadas em lançar editais de apoio a pesquisa de forma descentralizada atendendo as peculiaridades de cada região”, explicou Breneizer.
 
Segundo a presidente da FAPT, Andrea Stival o workshop é fundamental para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Pesquisa do Estado. “Um encontro como este além de trazer orientações de técnicos da FAPESP uma Fundação com mais de 50 anos de experiência, contribui também para o fortalecimento e integração da classe científica do Estado e pode ajudar a FAPT a desenvolver políticas e programas de Ciência e Tecnologia para Tocantins”.