Notícia

Universia Brasil

FAPs e Vale lançam chamada de propostas

Publicado em 09 março 2010

Foi lançada, no último dia 8 de março, chamada de propostas no âmbito do Acordo de Cooperação Tecnológica assinado em 2009 por Fapesp, Fapemig e Fapespa - respectivamente Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Pará - e a Vale S.A.

O objetivo é selecionar e apoiar o desenvolvimento de projetos cooperativos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação a serem estabelecidos e desenvolvidos por pesquisadores ou grupos de pesquisa de instituições de Ensino Superior e de pesquisa desses Estados. Para tanto, está previsto aporte de até R$ 120 milhões - divididos igualmente entre as três FAPs.

Para serem contemplados, os projetos inscritos deverão contribuir para o avanço do conhecimento e da tecnologia nas áreas de mineração, energia, ecoeficiência e biodiversidade e produtos ferrosos para siderurgia. Há duas modalidades de inscrição: Rede de Pesquisa ou Proposta Individual.

O enquadramento na primeira depende do envolvimento de, no mínimo, dois projetos de pesquisa articulados e com objetivos comuns a serem desenvolvidos por equipe vinculada a instituições de Ensino Superior e de pesquisa de dois dos Estados e em parceria com a Vale. Projetos de pesquisa únicos, apresentados por pesquisador ou grupo de pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior e de pesquisa de um dos Estados, também em parceria com a Vale, são contemplados na segunda categoria. De acordo com a Chamada, será dada preferência a propostas em rede.

As propostas deverão ser apresentadas, até 23 de junho à FAP do Estado do proponente. No caso de pesquisadores paulistas, as propostas deverão ser enviadas à Fapesp em formulário impresso a ser disponibilizado a partir de 30 de março no site da Fundação. No caso dos demais Estados participantes, a submissão das propostas será realizada pela Internet, por intermédio do Formulário de Submissão de Propostas Online, disponíveis também a partir de 30 de março, nos sites da Fapemig e da Fapespa.

Anexos ao edital trazem os procedimentos detalhados para submissão de propostas à Fapemig, à Fapespa e à Fapesp.

Também são disponibilizados anexos que trazem informações sobre Condições específicas e sobre Linhas de pesquisa não-exclusivas.

Esclarecimentos junto à Vale S.A podem ser obtidos pelo telefone 21-3814-6120 ou por e-mail, no endereço vale.depto.instituto.tecnologico@vale.com. As mensagens devem ser encaminhadas aos cuidados da Dra. Domenica Blundi, com o assunto "Chamada FAPs - Vale".

Mais informações podem ser obtidas no edital da Chamada.