Notícia

Plenário

Fapitec apoia realização de Projetos de Pesquisa Ecológica

Publicado em 08 outubro 2012

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDETEC), o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançam chamadas para apoiar a realização de projetos no Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PLDE). Os interessados podem enviar propostas até o dia 31 de outubro.

A proposta deve ser apresentada por proponente com título de doutor e com experiência prévia em coordenação de projetos científicos. Além disso, o projeto deve estar enquadrado como pesquisa científica, tecnológica e inovação. A Pesquisa Ecológica de Longa Duração envolve a atuação integrada de equipes multidisciplinares em sítios de referência onde são coletados dados em longas séries históricas, abrangendo temas como a composição e a dinâmica dos ecossistemas, particularmente diante das intensas perturbações a que estão sujeitos, sejam essas de origem natural e/ou antrópica.

Os projetos terão o valor máximo de financiamento de R$ 600 mil para despesas com custeio, capital e bolsas. As propostas Pesquisas aprovadas no Estado contarão com o apoio financeiro do CNPq e da Fapitec e o prazo de execução estabelecido em 42 meses. Serão concedidas bolsas do CNPq nas modalidades Apoio Técnico em Extensão no País (ATP), Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (DTI) e Iniciação ao Extensionismo (IEX).

As propostas podem ser enviadas ao CNPq até o dia 31 de outubro, na Plataforma Carlos Chagas, no portal do CNPq carloschagas.cnpq.br/. O texto da chamada está disponível em: www.fapesp.br/7285. Em caso de dúvidas é só entrar com o CNPq através do e-mail peld@cnpq.br.

Ascom Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia - Sedetec