Notícia

Professor Eduardo Costa

Fapespa reúne com a Vale para definir financiamento restante do convênio Vale-Faps

Publicado em 28 março 2017

Reunimos nesta segunda-feira, 27 de março, na Fapespa, com representantes da Vale; com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza de Mello; e com a Secretária Adjunta de Ciência e Tecnologia do Estado, Maria Amélia Enriquez; para tratar dos R$ 17 milhões de saldo da Fundação referente ao convênio Vale-Faps. Ficou decidido que, nos dias 26, 27 e 28 de abril, será iniciado um grupo de trabalho para definir de que forma o recurso restante será revertido para o apoio a pesquisadores.

A parceria nasceu em 2010, quando a Vale assinou um acordo de cooperação com as Fundações de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Pará (Fapespa) e São Paulo (Fapesp), com o objetivo induzir e apoiar projetos cooperativos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, a serem desenvolvidos por pesquisadores e/ou grupos de pesquisa de instituições de ensino superior e/ou de pesquisa, públicas ou privadas.

No Pará, até então, o convênio com a Fapespa viabilizou 34 projetos, 353 bolsas de pesquisa, envolvendo quatro instituições de C&T.