Notícia

Observatório do Redd

Fapesp vai reunir especialistas renomados em evento sobre a Rio+20

Publicado em 10 fevereiro 2012

Durante o evento serão apresentados temas como a produção de bioenergia, mecanismos de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, políticas públicas, entre outros, sempre no contexto da Rio+20.

Contribuir para as discussões sobre tópicos que estarão em pauta durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a partir das pesquisas mais avançadas realizadas no Brasil sobre clima, biodiversidade, meio ambiente e energia, entre outros temas. Este é o principal objetivo do workshop Biota-Bioen-Climate Change Joint Workshop: Science and Policy for a Greener Economy in the context of RIO+20, que será realizado nos dias 6 e 7 de março em São Paulo.

Durante o evento serão apresentados temas como a produção de bioenergia, mecanismos de mitigação das mudanças climáticas e conservação da biodiversidade, ecossistemas, economia verde e economia criativa, políticas públicas, entre outros, sempre no contexto da Rio+20.

Entre os pesquisadores e especialistas que integram a programação do encontro preparatório para a Rio+20 estão José Goldemberg, professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (USP), o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado e Carlos Joly, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), titular da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e coordenador do Programa Biota-Fapesp.Thomas Lovejoy, da Universidade George Mason e do Wilson Center, nos Estados Unidos, abordará a "Ciência da biodiversidade no contexto da Rio+20". Edward Wilson, da Universidade Harvard, explanará por videoconferência o tema "O que esperar da conferência Rio+20".

Jacques Marcovitch (USP), Israel Klabin (FBD), Rubens Ricupero (Instituto Fernand Braudel), José Eli da Veiga (USP), Fábio Feldman (FF Consultores), José Pedro de Oliveira Costa (Comissão Paulista de Biodiversidade), Fernando Rei (Cetesb) e Paulo Moutinho (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) também realizarão apresentações no evento.

Rio+20

A meta da conferência climática mundial marcada para junho deste ano, no Rio de Janeiro, é assegurar o comprometimento político dos países para o desenvolvimento sustentável, além de avaliar o progresso feito até o momento e as necessidades de implantar as resoluções dos principais encontros sobre sustentabilidade realizados nos últimos anos. Com a presença de chefes de Estado e de governo, a expectativa é que a Rio+20 - que marca o 20º aniversário da Rio-92, resulte em um documento político centrado também nos novos desafios que se impõem a todos os países.

Por essas razões, os temas em foco na Rio+20 - economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável, estarão presentes também no evento promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações sobre o evento através do e-mail: eventos@fapesp.br