Notícia

New Voice

Fapesp vai publicar edital para pesquisa em IA

Publicado em 17 dezembro 2019

Desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação usando a inteligência artificial. Este é o objetivo dos oito Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em IA que serão construídos no país por meio de uma cooperação entre Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a Fapesp e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI).

Nesta quinta-feira, 18 de dezembro, será publicado o edital com chamada de propostas para a constituição dos quatro primeiros centros. Até o dia 20 de maio de 2020, os interessados em participar da iniciativa poderão apresentar suas propostas. As propostas selecionadas serão divulgadas em 20 de outubro do próximo ano.

Dos quatro primeiros centros, dois ficarão em São Paulo e dois em outros estados, com foco nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes. Cada unidade poderá receber até R$ 1 milhão por ano da Fapesp e mais R$ 1 milhão de empresas privadas parceiras. Os centros serão apoiados por cinco anos, renováveis por mais cinco, dependendo dos resultados alcançados.

“É importante ressaltar a experiência que a Fapesp tem nesse tipo de editais. Cada um desses oito centros vai trabalhar em rede com outras instituições, grupos e pessoas, que atuam na área pelo país todo. Esses oito são o começo. Existe a possibilidade de que outras redes venham a ser desenvolvidas futuramente”, disse o ministro Marcos Pontes à Agência Fapesp.

O acordo foi anunciado, na semana passada. pelo ministro Marcos Pontes na abertura do Fórum Regional de Inteligência Artificial da América Latina e do Caribe.