Notícia

Sociedade Sustentável

Fapesp vai lançar código de boas práticas na área da ciência

Publicado em 21 setembro 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) lança no dia 27 o Código de Boas Práticas Científicas. O instrumento, que será apresentado à comunidade acadêmica e à sociedade pelo presidente da instituição, Celso Lafer, e pelo diretor-científico, Carlo Henrique de Brito Cruz, tem por objetivo disseminar uma cultura de integridade na pesquisa científica realizada no Estado de São Paulo.

De acordo com os organizadores do trabalho, o código estabelece normas e diretrizes de boas práticas para a atividade de pesquisadores que recebem bolsas e auxílios da fundação, aplicáveis também às instituições-sede das pesquisas e aos periódicos científicos que contem com seu apoio para publicação.

Embora exista o consenso de que a responsabilidade principal pela formulação e aplicação de políticas na área caiba às instituições de pesquisa, os organizadores do texto creem que a corresponsabilidade atribuída às agências de fomento é inerente à sua missão de aplicar recursos públicos destinados ao avanço da ciência.

O rápido crescimento do sistema mundial de pesquisa - interativo e competitivo por natureza - exigiu atenção permanente e a definição de normas de conduta por parte de agências de fomento e instituições de pesquisa, em todo o mundo, para preservação da qualidade da pesquisa científica.

Nesse sentido, nos últimos dez anos têm sido publicados, em vários países, regulamentos, códigos de conduta e políticas institucionais para o tratamento de boas condutas na atividade. Em alguns casos, órgãos institucionais foram estabelecidos para colocá-los em prática.

Com o lançamento do Código, a Fapesp adere a um movimento internacional, procurando garantir a excelência da pesquisa científica e tecnológica realizada em São Paulo.