Notícia

Máquinas e Metais

Fapesp traça panorama do ensino e da produção científica

Publicado em 01 outubro 2011

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o lançamento de "Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo 2010", nova edição da série Indicadores iniciada em 2002. A publicação, que tem como referência o ano de 2006, é dividida em 12 capítulos distribuídos em dois volumes e traz panoramas sobre ensino, pesquisa, produção científica e inovação tecnológica e seus desdobramentos no Estado de São Paulo.

O segundo capítulo, intitulado "Perfil do ensino superior: graduação acadêmica, graduação tecnológica e pós-graduação", diagnostica a situação do ensino superior paulista entre os anos de 2003 e 2006. De acordo com a Fapesp, em 2006 as matrículas efetuadas em cursos do ensino superior na área de engenharia correspondem a 9,7% do total no Estado de São Paulo.

No âmbito nacional, os cursos de engenharia foram escolhidos por 7,3% dos alunos matrículados. Nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) na área de engenharia estavam inscritos, no período, 6.177 alunos, sendo 2.649 em programas de doutorado. Outras informações sobre todos os indicadores publicados pela Fapesp estão disponíveis em < www.fapesp. br/6479 >.