Foram indicados pelo Governo do Estado de SP e entram nos lugares de Alain Florent Stempfer, Fernando Vasco Leça do Nascimento e José Jobson de Andrade Arruda, que terminaram os mandatos.
Celso Lafer é professor titular da Faculdade de Direito da USP e integra o comitê consultivo da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, em 1992 e de 2001 a 2002, além de embaixador do Brasil junto à OMC e embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), de 1995 a 1998.
É autor, entre outros, de Ensaios Liberais, e recebeu, em 2002, a mais alta condecoração da C&T do Brasil, a Ordem Nacional do Mérito Científico.
Horacio Lafer Piva é presidente da Federação e Centro das Indústrias do Estado de SP (Fiesp-Ciesp) e membro dos conselhos de administração das Indústrias Klabin de Papel e Celulose e da Associação Brasileira de Celulose e Papel.
Integra o Comitê Empresarial Permanente do Ministério das Relações Exteriores e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República.
Formado em economia e pós-graduado em administração de empresas, foi eleito um dos Global Leaders for Tomorrow (Líderes do Amanhã) pelo World Economic Forum e é membro do Group of Fifty, com sede em Washington.
Yoshiaki Nakano é professor de Economia, diretor da Escola de Economia e chefe do Depto. de Economia da Escola de Administração de Empresas de SP, da Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP).
Foi Secretário da Fazenda do Estado de SP (de 95 a 2001), diretor do Centro de Economia Política, secretário especial de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda e consultor do Banco Mundial. Nakano foi também secretário-adjunto do Estado de SP (85 a 1987), e ocupou o mesmo cargo na Secretaria de Estado de C&T, em 87.
'A escolha dos novos conselheiros dá a medida da importância que o Governo de SP atribui à Fapesp. Os três têm currículos de grandes realizações e certamente trarão contribuições valiosas para o desenvolvimento do apoio à pesquisa científica e tecnológica', disse Carlos Vogt, presidente da Fapesp.
'Alain Florent Stempfer, Fernando Vasco Leça do Nascimento e José Jobson de Andrade Arruda deixam o Conselho Superior com o reconhecimento da Fundação e de toda a comunidade científica, pela notável atuação no tempo em que aqui estiveram.'
Cabe ao Conselho Superior da Fapesp a orientação geral e as decisões maiores de política científica, administrativa e patrimonial da Fundação. O Conselho é formado por 12 membros com mandato de seis anos.
Seis são de livre escolha do governador do Estado e os demais são também indicados pelo governador, a partir de listas tríplices eleitas pelas Universidades estaduais paulistas e pelas instituições de ensino e pesquisa, públicas e particulares, sediadas no Estado de SP.
(Agência Fapesp, 8/9)
Notícia
JC e-mail