Notícia

Administradores

Fapesp sediará reunião preparatória para o Fórum Mundial de Ciência 2013

Publicado em 28 agosto 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp, vai sediar, de 29 a 31 de agosto, o primeiro de sete encontros preparatórios para o Fórum Mundial de Ciência 2013, que será realizado em novembro do ano que vem na cidade do Rio de Janeiro. O tema da reunião é Ciência para o Desenvolvimento Global - da educação para a inovação - construindo as bases para a cidadania e o desenvolvimento sustentável.

A programação será aberta em 29/8, às 17h30, pela conferência The Role of The Network of Science Academies (O papel da Rede de Academias de Ciência), de Michael Clegg, da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS) e Universidade da Califórnia, Estados Unidos, com tradução simultânea. Nos dias 30/8 e 31/8, pesquisadores científicos, gestores de ciência e inovação, representantes de universidades brasileiras, da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Royal Society (Reino Unido), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e American Association for the Advancement of Science (AAAS) discutem aspectos do tema central em quatro sessões: As diferentes facetas da ciência; Pensando governança da ciência e da inovação; Educação para a Ciência: bases para a inovação e o desenvolvimento sustentável; e Desafios para a ciência no século XXI.

Os encontros preparatórios previstos serão realizados em outras seis capitais brasileiras: Belo Horizonte, Salvador, Recife, Manaus, Porto Alegre e Brasília. Em cada um deles serão discutidos temas relacionados aos principais desafios da ciência neste século, nos contextos nacional e internacional. Quatro temas serão comuns a todos: Educação em ciência, Difusão e acesso ao conhecimento e interesse social, Ética na ciência e Ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Ao final desse debate nacional sobre o papel da ciência no desenvolvimento global, os organizadores pretendem consolidar as proposições e principais conclusões em um documento que será divulgado antes da realização da reunião internacional do Rio.

Mais informações, programação e inscrições em: www.fapesp.br/wsf2013

Por Redação Administradores, www.administradores.com