Notícia

Revista Amazônia

FAPESP sedia workshop sobre programa de neutrinos do Fermilab

Publicado em 26 maio 2017

Agência FAPESP – O Deep Underground Neutrino Experiment (DUNE) é um programa internacional para estudos sobre neutrinos, partícula subatômica disponível em abundância no Universo. Para realizar os experimentos, entre os quais o estudo da dinâmica de supernovas que produzem os elementos pesados necessários para a vida, está sendo construída nos Estados Unidos a Long-Baseline Neutrino Facility (LBNF).

A LBNF, com detectores de neutrinos, encontra-se no Fermilab (Fermi National Accelerator Laboratory), em Illinois, Estados Unidos.

Para abordar o estado atual e o desenvolvimento futuro, a curto e a longo prazo, do DUNE, a FAPESP realizará o Deep Underground Neutrino Experiment Workshop (DUNE) no dia 1º de junho de 2017, a partir das 8h30.

No evento, será dada ênfase aos experimentos DUNE, ProtoDUNE, Short Baseline Near Detector (SBND) e Liquid Argon in a Test Beam (LArIAT).

O workshop também será uma oportunidade para discutir a participação nos experimentos de grupos de pesquisa do Estado de São Paulo e do Brasil que mantêm parcerias com grupos do Fermilab. O evento será em inglês.

Mais informações: www.fapesp.br/eventos/dune.

Agência FAPESP