Notícia

RedeNotícia

FAPESP sedia evento de conduta em pesquisa e práticas institucionais

Publicado em 07 agosto 2014

Agência FAPESP – A FAPESP receberá, nos dias 14 e 15 de agosto, pró-reitores de universidades, pesquisadores, editores de periódicos científicos, representantes de agências de fomento e membros de entidades científicas para o 3º BRISPE – Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publications.

 

O evento tratará da conduta responsável em pesquisa e das práticas institucionais para a promoção da integridade científica, cuja promoção é política sistemática da FAPESP, evidenciada em seu Código de Boas Práticas Científicas.

 

A programação conta com a participação dos pesquisadores estrangeiros Nick Steneck, da University of Michigan, nos Estados Unidos; Rüdiger Klein, da University of Beijing, na China; Mark Frankel, da American Association for the Advancement of Science (AAAS); Sergio Litewka, da University of Miami, nos Estados Unidos; e Charlotte Haug, do Committee on Publication Ethics (Cope).

 

Do Brasil participam Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, Luiz Henrique Lopes dos Santos, membro da Coordenação Adjunta de Ciências Humanas e Sociais, Arquitetura, Economia e Administração da FAPESP, e Edson Watanabe, Sônia Vasconcelos e Débora Foguel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

 

Ao final serão feitas projeções para ações de integridade na pesquisa em São Paulo e em universidades de todo o Brasil.

 

A íntegra da programação pode ser conferida em www.fapesp.br/8788. As apresentações serão feitas em inglês.

 

As inscrições são gratuitas, mas há limite de vagas. Interessados em participar podem se inscrever pelo sitewww.fapesp.br/eventos/brispe_inscricao.

 

O evento ocorrerá na sede da FAPESP, na Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, em São Paulo.

 

Mais informações pelo telefone (11) 3838-4216 ou pelo e-mail meletti@fapesp.br.