Mensagem de Carlos Henrique de Brito Cruz (Instituto de Fisica da Unicamp), presidente da Fapesp:
"Tendo em vista a nota do prof. Sérgio Ferreira publicada no JC-E-Mail (22/2), solicito ao JC-EMail que divulgue o seguinte esclarecimento da Fapesp, para evitar que as premissas equivocadas do prof. Ferreira gerem um mau entendimento sobre uma iniciativa positiva da fundação e que beneficia toda a comunidade científica paulista:
O acesso ao link de 155 MB/s disponibilizado pela Fapesp para os pesquisadores paulistas desde primeiro de Janeiro é acessível de maneira transparente para todos os pesquisadores no Estado de SP, independente das áreas de seus projetos de pesquisa, desde que utilizem a ANSP.
Para o acesso à Internet 2 dentro dos EUA, a NSF (National Science Foundation) requer a existência de projetos colaborativos com pesquisadores daquele país. Esta restrição não atinge a conexão que a Fapesp estabeleceu entre Brasil e EUA, a qual é utilizada transparentemente por todos no Estado de SP.
Para o acesso inicial à Internet 2 dentro dos EUA, a Fapesp apresentou à NSF dois projetos cooperativos com instituições dos EUA: o Biota e o Genoma.
O convênio entre a Fapesp e a NSF prevê que quaisquer outros projetos de natureza colaborativa entre pesquisadores do Estado de SP e dos EUA terão automaticamente acesso à Internet 2 dentro dos EUA. O mesmo vale para o acesso à Internet 2 internacional.
Ao contrario do que sugere a nota do prof. Sérgio Ferreira, a iniciativa da Fapesp traz, imediatamente, importantes benefícios para toda a atividade de pesquisa em SP.
A Fapesp continua garantindo apoio a todos os projetos de pesquisa, em todas as áreas do conhecimento, desde que recebam pareceres favoráveis de nossa assessoria.
Lamentamos os termos desnecessariamente agressivos da nota do importante pesquisador."
JC e-mail
Notícia
Jornal da Ciência online