Notícia

Jornal Brasil

FAPESP recebe propostas para a segunda chamada da rede ERA.Net-LAC

Publicado em 13 janeiro 2016

A ERA.Net-LAC – rede formada por agências de apoio à pesquisa de países da União Europeia, América Latina e Caribe para promover atividades conjuntas que fortaleçam parcerias em Ciência, Tecnologia e Inovação – lançou em dezembro de 2015 sua segunda chamada de propostas transnacional.

 

O escopo da chamada é apoiar projetos colaborativos de pesquisa em biodiversidade, mudanças climáticas, bioeconomia, energia, saúde e tecnologia, criando uma rede de colaborações de longo prazo e com caráter inovador, sustentável e multilateral.

 

Com o objetivo de fomentar a colaboração científica entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da União Europeia, América Latina e Caribe, a FAPESP anuncia oportunidade para que pesquisadores vinculados a instituições de Ensino Superior ou pesquisa no Estado de São Paulo participem da chamada ERA.Net-LAC 2016.

 

Para candidatar-se a esse cofinanciamento, além de seguir as diretrizes da chamada ERA.Net-LAC, os pesquisadores interessados devem submeter propostas à FAPESP seguindo as normas e orientações aplicáveis à submissão de propostas na modalidade Auxílio à Pesquisa-Regular.

 

A duração máxima dos projetos poderá ser de até 36 meses e as propostas devem ser apresentadas em inglês.

 

O orçamento solicitado (total solicitado à FAPESP, incluindo Reserva Técnica e possíveis bolsas) deve ser inferior a € 50.000,00 por proposta, para propostas com 36 meses de duração. Para propostas com duração inferior a 36 meses o valor máximo será proporcionalmente menor.

 

A data-limite para submissão de propostas é 10 março de 2016. Os pesquisadores do Estado de São Paulo também devem seguir o cronograma da segunda chamada ERA.Net-LAC.

 

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/9985.

Fonte Agência FAPESP