Notícia

Pindavale

FAPESP recebe homenagem da Esalq

Publicado em 11 outubro 2011

Agência FAPESP – A FAPESP recebeu o Troféu Semeador, concedido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP).

A premiação ocorreu no dia 8 de outubro, durante sessão solene de encerramento da 54ª Semana Luiz de Queiroz, em Piracicaba (SP). Instituído em 2009 pela Associação dos Ex-Alunos da Esalq (Adealq), o troféu visa reconhecer e homenagear profissionais e entidades que contribuíram para o desenvolvimento das ciências agrárias e do agronegócio no Brasil.

Além da FAPESP, também receberam o troféu a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Durante a cerimônia, a FAPESP também recebeu uma placa em homenagem aos seus 50 anos.

Também foram homenageadas durante o evento a Esalq, pelos seus 110 anos; a Associação Brasileira de Criadores (ABC), pelos seus 85 anos; o Departamento de Genética (LGN) da Esalq, pelos seus 75 anos; o CNPq, pelos seus 60 anos; o Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), da USP, pelos seus 45 anos; a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), pelos seus 35 anos; o Centro de Biotecnologia Agrícola (CEBTEC), pelos seus 30 anos; a Fundação Agrisus, pelos seus 10 anos; e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, pela outorga de 100 mil títulos de mestre e doutor completada este ano.

A FAPESP foi representada na solenidade por Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo da Fundação, que também recebeu em 2010 o Troféu “Semeador”.

“A Esalq é uma das instituições de ensino e pesquisa mais antigas do Estado de São Paulo e tem recebido recursos bastante significativos da FAPESP para a realização de suas atividades. O prêmio é um reconhecimento do papel que as agências de fomento tiveram para o desenvolvimento das atividades de pesquisa da instituição”, disse Engler à Agência FAPESP.

Na 54ª Semana Luiz de Queiroz, também foram homenageadas as turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas que completaram 25, 50, 55, 60, 65, 70 e 75 anos de formatura.

A exemplo das edições anteriores, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) também homenageou durante o evento o “Engenheiro Agrônomo do Ano”, por ocasião do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo, comemorado no dia 12 de outubro. O escolhido deste ano foi Luiz Carlos Corrêa Carvalho, formado em 1973.

Mais informações: www.esalq.usp.br/noticia/detalhe.php?id=1469.