Notícia

Esteta

FAPESP realiza workshop sobre facilities e equipamentos multiusuários

Publicado em 30 maio 2014

A FAPESP promove na próxima quarta-feira (04/06) o 1st Workshop on Multi-User-Equipment and Facilities. O encontro será uma oportunidade para a comunidade científica do Estado de São Paulo discutir o conceito e a operação de facilitiese equipamentos multiusuários.

As apresentações cobrirão diferentes tipos de infraestruturas para equipamentos multiusuários, de facilities aos laboratórios de pesquisa que oferecem acesso a equipamento multiusuário.

O professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Paulo Arruda fará uma apresentação sobre o Laboratório Central de Tecnologias de Alto Desempenho em Ciências da Vida (LaCTAD), inaugurado em 2013.

Unidade multiusuário concebida nos moldes das facilities existentes em instituições de pesquisa no exterior, o LaCTAD recebeu investimentos de cerca de R$ 6 milhões. O parque instrumental foi adquirido com apoio da FAPESP e a Unicamp, como contrapartida, construiu o prédio e ficou responsável pela contratação de pessoal.

Em equipamentos de última geração, pesquisadores podem fazer experimentos nas áreas de genômica, bioinformática, proteômica e biologia celular.

O pesquisador Niels Olsen Saraiva Câmara falará sobre a Central Facility for Research, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo (USP).

Também participam como palestrantes do workshop os pesquisadores Thais Capaldi (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP), Fernando Galembeck (Laboratório Nacional de Nanotecnologia, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), Piotr Mieczkowski (University of North Carolina, nos Estados Unidos), Emanuel Carrillo (Instituto de Química de São Carlos, da USP), Walter Botta Filho (Universidade Federal de São Carlos) e Roger Chammas, da Faculdade de Medicina da USP.

Em sua apresentação, Chammas falará sobre o Programa Rede de Equipamentos Multiusuários (PREMiUM), voltado à pesquisa biomédica.

O workshop será realizado das 8h30 às 16h30 na sede da FAPESP, que fica na Rua Pio XI, 1500, em São Paulo. A programação está em: http://www.fapesp.br/eventos/mue. Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/mue/registration

Agência FAPESP