Notícia

Portal do Agronegócio

Fapesp realiza workshop em mudanças climáticas

Publicado em 09 maio 2011

Agência Fapesp

O Programa Fundação de Amparo de Pesquisa de São Paulo (Fapesp) em Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG) realiza, na quarta e quinta, dias 11 e 12, no Espaço Apas, em São Paulo, workshop destinado aos coordenadores, pesquisadores principais, colaboradores e associados e estudantes de cada um dos 17 projetos em andamento.

O objetivo do evento é realizar uma discussão conjunta sobre esses projetos, a reestruturação e perspectivas do programa, bem como a sua relevância no contexto nacional e internacional.

O workshop terá ainda a participação de coordenadores e equipes dos projetos de pesquisa dos programas Biota-Fapesp e Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen), dada a interconexão e sinergia entre os três programas.

Como palestrantes convidados, o workshop terá a presença de conselheiro-chefe para Assuntos Científicos do Gabinete de Ciência e Tecnologia do Reino Unido, Sir John Beddington, de do Dr. do Departamento de Matemática Aplicada da Universidade de Sheffield do Reino Unido, Shaun Quegan, e do coordenador do Grupo de Trabalho 01 do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, Tercio Ambrizzi.

O Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais visa a entender processos que são críticos na questão das mudanças climáticas e orientar políticas públicas efetivas na redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa e na adaptação necessária ao enfrentamento da questão.

- Essa tarefa envolve praticamente todos os setores econômicos brasileiros, incluindo a agropecuária, geração e transmissão de energia, biodiversidade, recursos hídricos, poluição e megacidades, visando à construção de uma economia mais sustentável do ponto de vista do uso de recursos naturais. A temática objeto de pesquisa do PFPMCG é ampla e inclui desde o papel da urbanização acelerada até o aproveitamento racional dos recursos naturais da região amazônica - disse o membro da coordenação do Programa, Reynaldo Victoria.