Foi aprovado em reunião do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no último dia 24, o reajuste da tabela de valores para bolsas de estudo no Brasil, com validade a partir desta semana. A alta é de 6,7% referente ao acumulado do período de março de 2022 a fevereiro de 2023 do IPC-FIPE. Em abril, a vinculada da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação já havia reajustado em 30% os valores de todas as mensalidades para Bolsas Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) e Bolsas de Pesquisa no Exterior (BPE). As BPE não eram reajustadas desde 2012.
“A expectativa da FAPESP é atrair cada vez mais os jovens para a ciência, apoiando sua formação, qualificação e oferecendo oportunidades de inserção em projetos e grupos de pesquisa já consolidados”, disse Marco Antonio Zago, presidente da FAPESP.
Também foi aprovado um reajuste para a Bolsa de Participação em Curso PC-IV a partir de 1º de junho de 2023. Levando-se em conta que esse benefício se destina à realização de curso no exterior, o percentual aplicado foi o mesmo dado pela FAPESP para Bolsas no Exterior (BEPE e BPE).
Para as bolsas em andamento, a FAPESP suplementará automaticamente as mensalidades restantes a partir da data de entrada em vigor das novas tabelas. Os novos valores válidos a partir de 1º de junho de 2023 estão disponíveis em: fapesp.br/valores/bolsasnopais .