Notícia

Jornal Primeira Página

Fapesp quer mapear inovação no Estado

Publicado em 28 janeiro 2009

Por Renato Chimirri

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulgou um Formulário de Mapeamento dos Núcleos de Inovação, que deverá ser preenchido pelas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa do listado de São Paulo. Segundo o apurado, este formulário tem como objetivo mapear os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do Estado, de acordo com a Lei 10.973/04, com o Decreto 5.563/05 e com a Lei Complementar 1.049/08, sem se restringir aos conceitos de Instituições Científicas Tecnológicas definidos pela legislação, abrangendo, portanto, o estudo dos NIT também das instituições de natureza privada.

Para padronização do questionário as questões terão como objeto o órgão institucional voltado para as atividades de proteção de propriedade intelectual e de transferência de tecnologia, aqui denominados NIT. Tal padronização tem como objetivo contemplar estruturas já existentes com denominarão diferente e aquelas pertencentes às instituições privadas.

O resultado do mapeamento será utilizado pela instituição para a obtenção de informações sobre os NIT das instituições paulistas, com o objetivo de conhecer o estágio de desenvolvimento destes no Estado e de estudar as formas de apoio da Fapesp ao tema. Espera-se ainda, uma vez conhecidos os NIT a consolidação de ambiente favorável para debates e trocas de experiências no Estado.

Além disso, a partir do resultado do mapeamento, será dado início ao processo de qualificação dos NIT para a implementação da Política para Propriedade Intelectual da Fapesp, aprovada pelo Conselho Superior da Fundação em 11 de junho de 2008.

O preenchimento do formulário e de seus anexos deverão seguir as instruções e modelos constantes na página que tem este link: http://www.fapesp.br/ma-teria/4745.

Para outros esclarecimentos, a Fapesp disponibiliza o seguinte endereço para correspondência eletrônica: nuplitec@fapesp. br com o assunto "Questionário NIT".