Notícia

Refrescante

FAPESP promove reflexão sobre a Rio+20

Publicado em 20 agosto 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, organiza na quinta-feira, 23 de agosto de 2012, um encontro para avaliação dos resultados da Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável realizada em junho, no Rio de Janeiro.

O workshop "O futuro que não queremos - uma reflexão sobre a RIO+20" foi proposto por integrantes dos programas FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), Mudanças Climáticas Globais e BIOTA, sobre caracterização, conservação e uso da biodiversidade, para discussão das formas de participação da comunidade científica nas próximas reuniões internacionais.

A palestra de abertura, por videoconferência, será feita por Johan Rockström, diretor executivo do Instituto Ambiental de Estocolmo, Suécia, e pesquisador no Centro de Resiliência, na mesma cidade. Reconhecido por sua atuação em questões sobre a sustentabilidade global e recursos hídricos, Rockström vai falar de tema tratado no artigo A safe operating space for humanity (Um espaço operacional seguro para a humanidade), publicado na revista Nature em setembro de 2009. Neste artigo, o pesquisador e colegas argumentam que a identificação e quantificação dos limites planetários ajudam a prevenir ações humanas que podem causar mudanças climáticas globais.

A programação também terá apresentações de Alice Abreu, coordenadora regional do International Council of Science (ICSU), Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, André Nassar, do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ICONE) e membro da coordenação do Programa BIOEN, Paulo Artaxo, cientista das áreas de Física e Geociências, do Instituto de Física da USP e da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, Fábio Feldmann, consultor ambiental, e Carlos Joly, pesquisador da Unicamp e coordenador do Programa BIOTA-FAPESP.

Participam da reunião cientistas de universidades do Estado de São Paulo e de outros estados, gestores ambientais do setor público, profissionais do setor ambiental e representantes de sociedades científicas, empresas e organizações sociais.

O futuro que não queremos - uma reflexão sobre a RIO+20

23 de agosto de 2012, das 8h30 às 18h30, na FAPESP: Rua Pio XI, 1500 - São Paulo/SP

Informações: http://www.fapesp.br/7111

Inscrições: http://www.fapesp.br/eventos/reflexao/inscricoes