Notícia

Folha Nobre

Fapesp: Pesquisadores divulgam dados da 4ª fase do levantamento Epicovid-19 BR | São Paulo

Publicado em 18 setembro 2020

Segundo os dados mais recentes da pesquisa Epicovid-19 BR, divulgados nesta terça-feira (15), o percentual de brasileiros que apresentam anticorpos contra o novo coronavírus caiu de 3,8% em junho para 1,4% em agosto. Na avaliação dos autores, o resultado é um forte indício de que a epidemia está em desaceleração na maior parte do país.

A quarta fase da coleta de dados do projeto incluiu 33.250 participantes de 133 cidades e foi conduzida entre os dias 27 e 30 de agosto por uma equipe coordenada por Pedro Hallal, reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Outras duas etapas de coleta devem ser realizadas nos próximos meses, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Nas três etapas anteriores – uma concluída em maio e outras duas no mês de junho, nas mesmas 133 cidades –, a soroprevalência havia seguido tendência de elevação: 1,9%, 3,1% e 3,8%, respectivamente. A exceção foi a região Norte, onde em algumas localidades fortemente afetadas no início da pandemia os pesquisadores registraram queda na proporção de soropositivos entre a segunda e a terceira fases do estudo.

De acordo com Hallal, quando a pesquisa começou, acreditava-se que os anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2) permaneciam um longo tempo no organismo, assim como ocorre no caso do coronavírus causador da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV), que é muito parecido.

No entanto, evidências mais recentes indicam que o teste rápido – feito com uma gota de sangue extraída do dedo – capta com sensibilidade as infecções recentes, de até 45 dias, podendo também detectar infecções graves um pouco mais antigas.

“Inicialmente, tratávamos a Epicovid como uma filmadora, que poderia mostrar a evolução da soroprevalência no país ao longo da epidemia, de forma cumulativa. Agora, sabemos que os anticorpos têm duração limitada e, portanto, o que temos são várias fotografias de momentos diferentes. Embora não seja possível estimar o total de brasileiros que já teve contato com o vírus em algum momento da vida, conseguimos ver com precisão o percentual de pessoas que foram infectadas recentemente e esse número está claramente caindo”, explica o pesquisador à Agência Fapesp .

Tendências

Hallal destaca que os resultados mais recentes revelam uma mudança na faixa etária dos infectados entre junho e agosto. Nos primeiros meses da pandemia, a soroprevalência foi maior entre pessoas de 20 a 50 anos, justamente aquelas em idade produtiva e que tiveram mais dificuldade para aderir ao distanciamento social. Agora, o percentual diminuiu nesse grupo e aumentou entre crianças e idosos.

Do ponto de vista socioeconômico, a tendência se manteve estável em todas as fases da pesquisa: pessoas cujas famílias se encontram entre as 20% mais pobres da população apresentam prevalência mais de duas vezes superior à observada entre os 20% mais ricos.

Houve uma queda importante da prevalência entre indígenas nos últimos meses – reflexo da desaceleração da epidemia na região Norte. Por outro lado, pretos e pardos continuam a apresentar maior chance de infecção em comparação aos brancos.

“Nesta quarta fase, ficou bem clara a interiorização da pandemia. Hoje, o vírus está muito mais forte nos municípios do interior do que nas capitais – o que é muito diferente do observado nas fases anteriores”, comenta Hallal.

As cidades com maior soroprevalência na última medição foram Juazeiro do Norte (8%) e Sobral (7,2%) – ambas no Ceará. Na sequência estão as paraenses Santarém (6,4%) e Altamira (5,2%). No estado de São Paulo, a primeira colocada é Ribeirão Preto (2,8%), seguida por Araçatuba (2%), Campinas (0,8%) e capital (0,8%).

“Esse tipo de resultado é importante para guiar as políticas de saúde, pois revela a realidade sanitária de cada região”, completa Hallal.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Globo online G1 TV Globo O Globo UOL Jornal de Piracicaba G1 O Globo Yahoo! O Globo online Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Pfarma Yahoo! Vida e Estilo Zero Hora online Paulo Marques Notícias Sananduva 97.7 FM Jornal Floripa Tarobá News CGN UFPEL - Universidade Federal de Pelotas Diário do Nordeste online Catve Marechal News Portal 24h O Vale online Blog de Daltro Emerenciano Metrópoles Diário Popular (Pelotas, RS) online Diário Popular (Pelotas, RS) Jornal O Paraná CliqueABC NE10 Interior Portal do Governo do Estado de São Paulo Jornal Integração Forte na Notícia Bahia.ba Jornal Integração Portal da Enfermagem MSN (Brasil) NE10 Biblioteca Benedicto Monteiro Jornal GGN Dinâmicas Sul-Sur Plox Agora RN online O Bom da Notícia Portal Lapada Lapada Grupo Rio Claro SP Bem Notícias Hoje ES O Documento online IG - Saúde Voz MT Bomba Bomba Giro Marília Notícia em Foco MT O Atual Portal Mato Grosso Portal MT CCN News Blog A Crítica Toda Palavra online Planeta online ContilNet Notícias Perfil News Polêmica Paraíba Ouro Preto Online Portal Você Online O Londrinense Diário de Cuiabá online Beto Ribeiro Repórter Notícias de Campinas Carta Capital online Head Topics (Reino Unido) Alma Preta Tribuna Ribeirão online Pacatuba Em Foco DCM - Diário do Centro do Mundo Blog Jornal da Mulher Press From Brasil (EUA) 2A+ Farma Jornal Cidade O Cafezinho Guarulhos em Destaque Bomba Bomba Câmara Municipal de São Paulo Sempre Família Sempre Família Blog Machado Filho Farol da Bahia Extra (Colômbia) Sindicato dos Metalúrgicos do ABC O Roncador