Notícia

Planeta Universitário

FAPESP participa de nova chamada com ANR, da França

Publicado em 13 outubro 2015

A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo. A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido pela ANR com a FAPESP. Para a edição de 2016, os temas selecionados são: a) Tecnologias da Informação e Comunicação; b) Pesquisa Marinha; c) Ciências Sociais e Humanidades.

Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito pelo pesquisador parceiro francês até o dia 15 de outubro de 2015, por meio de procedimento determinado pela ANR.

Após o pré-cadastro haverá a análise de elegibilidade. As propostas consideradas elegíveis deverão ser apresentadas na forma de proposta completa pelo proponente parceiro na França em abril de 2016 (a data exata será divulgada oportunamente), por meio de formulário de submissão oficial da ANR e de acordo com as regras aplicáveis e cronograma detalhado a ser divulgado.

Com base na documentação recebida pela ANR, a FAPESP abrirá um processo para a tramitação da proposta. O pesquisador responsável em São Paulo deverá indicar se a modalidade escolhida para a proposta é Auxílio à Pesquisa – Regular ou Auxílio à Pesquisa – e Projeto Temático.

As propostas devem discriminar claramente os custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo, incluindo solicitações separadas de orçamento para a ANR e para a FAPESP.

Custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo devem ser compatíveis com as atuais regras de financiamento aplicáveis à ANR e à FAPESP, respectivamente. Cada projeto aprovado será financiado, excepcionalmente, por um período de até quatro anos, para as duas modalidades de fomento disponibilizadas pela FAPESP.

O texto da chamada está disponível em: www.fapesp.br/9795.

Agência FAPESP