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FAPESP orienta submissão de Bolsas de Mestrado

Publicado em 25 agosto 2010

Neste semestre, as solicitações de Bolsas de Mestrado deverão ser submetidas até o dia 27 de agosto. As submissões de solicitações iniciais só poderão ser feitas por meio do Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP. Só serão aceitas em papel as solicitações de reconsideração relativas a processos cujas solicitações iniciais também haviam sido feitas em papel.

As solicitações de Bolsas de Mestrado devem obedecer as normas dispostas no Manual SAGe - Submissão de Propostas de Bolsa de Mestrado, disponível em:

* http://www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage_ms_062010.pdf (em arquivo PDF) ou

* http://www.fapesp.br/bolsas/mestrado/manualsage_ms_062010.doc (arquivo Word)

Na inscrição para as Bolsas de Mestrado do primeiro semestre de 2010 foram devolvidas, para correções, 250 (11,8 %) das 2.114 submissões recebidas pelo SAGe.

As devoluções ocorreram porque as propostas não reuniam condições para serem avaliadas. As principais causas de devolução foram:

1. Histórico escolar (de graduação e pós-graduação):

* Emitidos pela internet sem o código de autenticidade ou sem carimbo e assinatura do responsável pela emissão do documento na instituição.

* Não atualizados. Devem estar atualizados inclusive em pedidos de reconsideração.

* Emitidos sem todas as disciplinas cursadas (com ou sem aprovação) e eventuais trancamentos, além de não informar os critérios de aprovação (nota mínima). Caso a instituição não emita histórico neste formato (histórico "sujo"), deve ser anexada declaração da instituição informando sobre os critérios de aprovação. É obrigatória a apresentação de histórico da pós-graduação (conforme as especificações acima) para alunos matriculados em curso de Mestrado há mais de seis meses.

* Para cada tipo de documento só é aceito um arquivo. Assim, se as páginas do histórico foram salvas em arquivos diferentes, eles devem ser compactados num único arquivo ZIP ou cada página adicional do histórico deve ser anexada separadamente em "Outros Documentos". Ver nas páginas 36 a 40 do manual como anexar arquivos.

2. Manifestação do Dirigente da Instituição:

* Enviado em desacordo com o modelo disponível para download no SAGe. Esse documento não será aceito se estiver em modelo anterior ao de março de 2010.

* Sem assinatura do respectivo dirigente da instituição onde o projeto será desenvolvido. No campo a ser preenchido no SAGe de "Vínculo Institucional do Processo", deverá ser inserida a instituição na qual será desenvolvido o projeto.

O documento "Manifestação do Dirigente da Instituição" também deverá ser assinado pelo dirigente na qual será desenvolvido o projeto. O documento não será aceito se for assinado por dirigente de instituição diferente da informada no campo "Vínculo Institucional do Processo".

Dirigentes institucionais que a FAPESP aceita para assinatura da "Manifestação do dirigente da instituição na qual se realizará o projeto" em propostas de Bolsas e Auxílios:

Instituição na qual o Projeto será desenvolvido

Dirigente aceito pela FAPESP

Faculdades ou institutos na USP, Unicamp ou Unesp

Diretor da faculdade ou instituto

Centro de universidades federais

Diretor do centro

Universidades federais que não possuam centros

Reitor ou delegação de competência emitida pelo reitor para outro dirigente

Institutos de pesquisa estaduais

Diretor do instituto

Universidades privadas que possuam faculdades ou Institutos

Diretor da faculdade ou instituto

Universidades privadas que não possuam Faculdades ou Institutos

Reitor ou delegação de competência emitida pelo reitor para outro dirigente

Outros casos

Por meio do serviço Converse com a FAPESP

* Enviado sem o preenchimento dos campos Responsável, Beneficiário, Título do Projeto, Nome (do dirigente), Cargo ou Função (do dirigente), local e data, além de constar a assinatura do dirigente.

3. Súmula Curricular (somente do responsável):

A súmula poderá ser produzida escolhendo-se uma de duas formas alternativas (escolha a que lhe for mais conveniente):

Alternativa 1: A súmula poderá ser extraída da cópia do Currículo Lattes armazenado na FAPESP. O SAGe extrai automaticamente as informações da pessoa física (nome, CPF, formação acadêmica e vínculos institucionais). As informações sobre publicações, patentes, etc. devem ser selecionadas do Currículo Lattes. Se a proposta for enviada sem estas informações ela será devolvida.

Recomenda-se que a atualização do Lattes seja feita com pelo menos 48 horas de antecedência, que é o tempo entre a atualização do CV Lattes do CNPq e a atualização da cópia. Se a escolha for pela extração da Súmula Curricular da cópia do Currículo Lattes, deverá ser juntado um documento na aba "Documentos" do SAGe, no documento "Súmula Curricular do Responsável", informando que a opção foi pela extração via Lattes.

Alternativa 2: A súmula pode ser criada segundo o modelo descrito em www.fapesp.br/formularios/sumula ou na aba "Documentos" do SAGe, usando o processador de texto preferencial do pesquisador e anexada como "documento anexado" na aba "Documentos" o SAGe (note que a súmula completa deve ter no máximo 3 páginas).

Para o candidato, o preenchimento da súmula via Lattes também é opcional. Mas é obrigatória a anexação do documento "Descrição das atividades desenvolvidas pelo candidato" na aba "Documentos".

Se a alternativa 2 for a escolhida, aparecerá a mensagem de advertência: "Nenhum dado foi informado na súmula de..." Essa mensagem não é impeditiva de submissão.

4. Proposta de Reconsideração:

* Propostas de reconsideração enviadas sem os documentos atualizados (histórico de graduação e pós-graduação, manifestação de ciência, súmula curricular).

* Quando a proposta de Mestrado tiver sido denegada e, na versão que desejar submeter para nova análise não houver mudança de orientador, de tema do projeto e instituição, deverá ser enviado como Proposta de Reconsideração. Propostas denegadas, submetidas como proposta inicial, sem alteração de orientador, tema do projeto e instituição serão devolvidas.

5. Vínculo Empregatício/Credenciamento do Orientador:

* O orientador deverá ter vínculo formal com instituição de pesquisa no Estado de São Paulo (empregatício ou credenciado pela instituição para desenvolver atividades de ensino e pesquisa). O vínculo empregatício/credenciamento deve ser inserido na ficha de Cadastro do Orientador. Quando o vínculo não for empregatício ele deverá estar credenciado pela instituição para desenvolver atividades de pesquisa. Nesse caso, será necessário anexar cópia do documento (resolução de congregação, de conselho universitário ou do departamento de recursos humanos) que formaliza a vinculação do pesquisador responsável à Instituição. Esta cópia pode ser anexada em "Outros documentos" na aba "Documentos" do SAGe.

Para o período de submissões que se encerra no dia 27 de agosto de 2010, a FAPESP não habilitará para análise propostas submetidas com erros que prejudiquem a análise - eventual ressubmissão somente poderá ocorrer antes do encerramento do prazo de inscrição - e não será concedido prazo adicional para a reformulação.

Leia mais orientações sobre a submissão de propostas de Bolsas de Mestrado em: http://www.fapesp.br/bolsas/ms.

(Envolverde/Agência Fapesp)