Notícia

Jornal da Unesp online

Fapesp organiza eventos sobre mudanças climáticas

Publicado em 30 outubro 2008

No âmbito do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais, nesta quinta-feira (30/10), às 15 h, o professor Martin Parry, do Centro de Política Ambiental do Imperial College London, faz palestra na sede da Fundação sobre o tema Nosso Atual Conhecimento sobre os Impactos de Mudanças Climáticas e os Desafios para a Adaptação. Parry foi co-presidente do Grupo 2 do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) no Quarto Relatório de Avaliação de 2007.

Na seqüência, será realizada a palestra Mudança Climática e Adaptação ao Sul da América do Sul, com Vicente Barros, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de Buenos Aires e co-presidente do Grupo 2 do IPCC no Quarto Relatório de Avaliação de 2008.

Relatório Stern

Ainda no âmbito do Programa, será realizado no dia 3 de novembro, na sede da Fapesp, o workshop internacional Avaliação do Relatório Stern, com a presença de sir Nicholas Stern, primeiro titular da Cátedra IG Patel de Economia e Governo da London School of Economics and Political Science. O economista inglês foi chefe e vice-presidente sênior do Banco Mundial.

O Relatório Stern, publicado em outubro de 2006, descreve as mudanças climáticas globais como uma externalidade econômica e que a mitigação, ou o desenvolvimento de tecnologias que emitam menos carbono, é a alternativa mais adequada para enfrentrar o problema.

Previsto para ocorrer entre 13h45 e 16 h, o evento terá serviço de tradução simultânea e é organizado em conjunto com a Embaixada Britânica em Brasília. Em seguida à palestra de Stern, será realizada uma mesa-redonda sobre o estudo Economia das Mudanças Climáticas no Brasil, com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp; Jacques Marcovitch, coordenador do estudo; José Goldemberg, coordenador da Comissão Especial de Bioenergia do Estado de São Paulo; e Carlos Nobre, coordenador do Programa Fapesp de Pesquisa em Mudanças Climáticas Globais.

Mais informações: 11-3838-4216.

Agência Fapesp