Notícia

Diário Comercial

Fapesp oferece pós-doutorado para Governança Ambiental

Publicado em 07 março 2018

O Projeto Temático “Governança Ambiental da Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática”, conduzido no Instituto de Energia e Ambiente da USP, está com uma vaga aberta de pós-doutorado com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. O período de inscrição termina na próxima quinta-feira (8).

A oportunidade é para a pesquisa “Novos meios de cooperação científica para a inovação na Governança Socioambiental da Macrometrópole Paulista”, uma abordagem integradora entre a produção científica e a perspectiva de um processo de aprendizagem social envolvendo sociedade e gestores. O objetivo é contribuir com a gestão pública na região com base nos resultados alcançados pelos subprojetos que compõem a iniciativa. As atividades previstas dirigem-se à consolidação da produção científica, estratégias educativas e de divulgação científica em torno do objeto de estudo, a macrometrópole.

Os candidatos devem ter experiência prévia comprovada em trabalhos interdisciplinares, principalmente nas áreas de planejamento urbano, mudanças climáticas e meio ambiente. Os alunos também devem ter experiência em trabalhos de campo, gestão de pesquisa e projetos. É essencial título de doutor em áreas ligadas ao projeto (obrigatoriamente em Ciências Sociais, Ciências Ambientais e Planejamento Urbano) há menos de cinco anos.

Os interessados em se inscrever deverão enviar currículo (em formato PDF), carta de apresentação de uma página, carta de motivação de uma página e duas cartas de referência, de preferência dos últimos orientadores acadêmicos, aos cuidados do professor Pedro Jacobi, coordenador do projeto, no endereço eletrônico: prjacobi@usp.br, com cópia para prjacobi@gmail.com. O processo de seleção avaliará a relação do candidato com o tema proposto, o histórico de formação e as cartas de apresentação e motivação. O início da bolsa será em 20 de abril de 2018.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e reserva técnica, que equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, podem ser conhecidas pelo portal da Fapesp.