Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

FAPESP oferece estágio de química nos Estados Unidos

Publicado em 14 setembro 2009

Estágio terá supervisão de pesquisadores de universidades americanas e será realizado no 1º trimestre de 2010

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou nova chamada para receber propostas de pesquisas para o Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos na Área de Química. Esse programa é conduzido em parceria com universidades norte-americanas, National Science Foundation e universidades paulistas. As propostas deverão ser apresentadas até o dia 23 de outubro.

A chamada selecionará estudantes de graduação que sejam bolsistas de Iniciação Científica da FAPESP ou de outras agências na área de química, para desenvolver projetos de pesquisa durante 12 semanas. O estágio terá supervisão de pesquisadores de universidades americanas e será realizado no período de 11 de janeiro a 31 de março de 2010.

Podem se candidatar estudantes com bolsa em vigência no período do estágio e orientados por docentes que tenham, também em vigência, Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático apoiados pela FAPESP.

Os candidatos deverão ter desempenho acadêmico destacado, experiência na realização de trabalhos de pesquisa científica e domínio da língua inglesa.

Para cada um dos estudantes selecionados, o apoio oferecido constará de complemento à bolsa recebida no valor de até US$ 800 por mês. Esse valor será custeado pela FAPESP na forma de um aditivo especial - se for bolsista FAPESP. Se o estudante for bolsista de outra agência, a forma de pagamento de diárias de viagem será feita por meio do Projeto de Auxílio a Pesquisa FAPESP de responsabilidade do orientador.

As despesas de moradia (aluguel) serão custeadas pelo projeto financiado pela National Science Foundation e/ou pelas universidades americanas, em valor estimado de até US$ 1.500. Já a passagem aérea, seguro-saúde e despesas de visto serão custeados pela Reserva Técnica de Projeto de Auxílio a Pesquisa de responsabilidade do orientador e/ou pelas instituições paulistas envolvidas.

Para obter mais informações, acesse www.fapesp.br/materia/5323.