Notícia

A Cidade On (São Carlos, SP)

Fapesp oferece bolsas de pós-doutorado para projeto na USP em São Carlos

Publicado em 21 junho 2020

Inscrições estão abertas para interessados em integrar projeto temático na área de mineração de dados

USP São Carlos (Foto: Amanda Rocha/ACidadeON) Estão disponíveis duas bolsas de pós-doutorado no projeto temático Mineração, indexação e visualização de grandes bases de dados em sistemas de apoio à decisão clínica (MIVisBD), coordenado pela professora Agma Traina, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O projeto temático é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que oferece as duas bolsas de pós-doutorado. Os selecionados receberão bolsas mensais no valor de R$ 7.373,10 por 24 meses. Também terão direito a um fundo de contingência, equivalente a 15% do valor anual da bolsa, que poderá ser investido em itens diretamente relacionados às atividades de pesquisa.

Para se candidatar, é preciso ter concluído recentemente doutorado em Ciências de Computação, Engenharia de Computação, Informática ou Física Computacional, com formação em bases de dados e mineração de dados. Buscam-se candidatos com ideias inovadoras, que estejam dispostos a trabalhar na fronteira entre ciências de computação e sistemas médicos.

Os pós-doutorandos realizarão as atividades de pesquisa no Laboratório de Bases de Dados e Imagens (LaBDI) do ICMC, em conjunto com profissionais do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e do Instituto do Coração (InCor). O LaBDI tem como objetivo desenvolver pesquisas de ponta e estratégias experimentais que resultem em materiais e protótipos pioneiros e na publicações de artigos de alto impacto. O laboratório possui uma excelente infraestrutura e uma equipe multidisciplinar para colaborar no estudo.

Os interessados devem enviar e-mail, até 10 de julho, diretamente para a coordenadora do projeto (agma@icmc.usp.br), contendo no campo assunto a informação "Seleção para bolsa pós-doc: projeto MiVisBD" e os seguintes documentos anexados:

currículo indicando formação, produção científica e projetos dos quais participou;

duas cartas de recomendações, preferencialmente de supervisores anteriores (que podem ser enviadas diretamente pelo recomendador ao e-mail agma@icmc.usp.br);

uma breve declaração de interesse de pesquisa na área do projeto, ressaltando suas habilidades relacionadas ao projeto MiVisBD.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
USP São Carlos São Carlos Agora Jornal Dia Dia