Notícia

Avicultura Industrial

Fapesp oferece bolsa para desenvolvimento de software para simulação da produção de ovos

Publicado em 15 setembro 2018

Um projeto de pesquisa conduzida no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp oferece uma vaga para pós-doutorado com bolsa da Fapesp. O prazo de inscrição termina em 16 de setembro de 2018.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático "Modelagem da produção e das exigências nutricionais de aves e peixes".

Com base em um modelo de simulação da produção de ovos em planilha eletrônica (Excel), o projeto atualizará os coeficientes para determinação, com mais precisão, do consumo de ração pelas aves. Além disso, será elaborada uma ferramenta para avaliar a ingestão de aminoácidos, considerando o custo da dieta e a receita gerada.

O projeto também implementará um formulador de ração e instruirá a transformação da planilha eletrônica em software web. A concretização da pesquisa favorecerá a tomada de decisões dos produtores frente às diferentes situações encontradas no sistema de produção de ovos comerciais e pintinhos.

O candidato deve ter concluído o doutorado há menos de sete anos, com titulação na área de Zootecnia ou Medicina Veterinária. Deve também ter experiência comprovada em pesquisas relacionadas a exigências de proteínas e aminoácidos para aves e ter conhecimento avançado da língua inglesa para redação, leitura e conversação ou ter realizado estágio no exterior, em país de língua inglesa.

Os interessados pela vaga devem enviar currículo Lattes (curriculum vitae para estrangeiros) contendo a lista de publicações, cópia da tese de doutorado em formato PDF e duas cartas de recomendação, todos anexados, via e-mail, à coordenadora do projeto, a professora Nilva Kazue Sakomura ([email protected]).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2338.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.