Notícia

Revista Cultivar Máquinas online

Fapesp oferece bolsa de pós-doutorado em meteorologia no IAG-USP

Publicado em 09 setembro 2020

Por FAPESP

O Projeto Temático “Amostragem e modelagem de aerossóis biogênicos primários no Sul-Sudeste do Brasil: associado às melhorias de modelos climáticos” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição acaba em 28 de setembro de 2020.

O projeto é desenvolvido no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), sob a coordenação do professor Fábio Gonçalves. O objetivo é avaliar as taxas de emissão desses bioaerossóis da cobertura agrícola dos Estados de Minas Gerais e São Paulo para melhorar as previsões dos modelos de comportamento das nuvens.

O bolsista avaliará o impacto do uso da terra como fontes de partículas biológicas de nucleação de gelo (INPs) e o efeito da estação e das várias práticas agrícolas. O trabalho envolverá a medição do fluxo de INPs biológicos influenciados pela mecanização da colheita do café e por outras culturas e práticas de restauração florestal em particular.

O estudo interdisciplinar será realizado em colaboração com cientistas de cinco institutos de pesquisa e universidades no Brasil e colaboradores do Institut National de la Recherche Agronomique (França), Lund University (Suécia), Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália) e Aarhus University (Dinamarca), representando conhecimentos em física atmosférica, meteorologia, microbiologia, biologia molecular, astrobiologia, engenharia ambiental e modelagem de nuvem.

As candidaturas devem ser encaminhadas para o e-mail do professor Gonçalves (fabio.goncalves@iag.usp.br).

Mais informações sobre a vaga no site.