Notícia

Revista Cultivar Máquinas online

FAPESP oferece bolsa de pós-doutorado em metabolômica do café

Publicado em 08 outubro 2019

Por FAPESP

O projeto “Uma abordagem sistema para compreensão do impacto de mudanças climáticas em Coffea spp.” oferece uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP para pesquisa sobre o impacto das mudanças climáticas na fisiologia e no metabolismo do cafeeiro arábica. O prazo de inscrição vai até 13 de outubro de 2019.

O grupo de pesquisa envolve três instituições do Estado de São Paulo: Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro, Instituto de Botânica de São Paulo, na capital, e Universidade Federal do ABC (UFABC), em Santo André. O grupo também tem colaboração com pesquisadores do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (Portugal).

O objetivo do projeto é compreender o efeito da interação entre alta concentração de gás carbônico atmosférico e disponibilidade de água em Coffea arabica por meio de análises ecofisiológicas, de expressão de genes e identificação/quantificação de metabólitos.

O candidato selecionado atuará em todas as frentes do projeto e também será envolvido no planejamento e execução de projetos de pesquisa e poderá atuar na coorientação de estudantes de pós-graduação e graduação.

Espera-se que os candidatos tenham formação de doutorado em ao menos uma das quatro áreas: ecofisiologia vegetal, transcriptômica vegetal, metabolômica vegetal e bioinformática. O doutorado deve ter sido concluído há menos de sete anos.

Além disso, o bolsista deverá ter familiaridade com ferramentas de busca bibliográfica, saber planejar e conduzir experimentos de forma independente. São ainda necessários bom domínio do inglês escrito e falado, assim como grande interesse e facilidade para trabalhar em ambiente de laboratórios interdisciplinares e disposição para viagens regulares entre as três instituições paulistas envolvidas no projeto.

As inscrições podem ser feitas enviando carta de interesse, curriculum vitae e nome de duas referências para o e-mail do coordenador do projeto, o professor Douglas Silva Domingues (douglas.domingues@unesp.br).

Mais informações sobre a vaga no site.