Notícia

DCI online

Fapesp oferece aporte financeiro para pequenas empresas

Publicado em 18 junho 2015

Por Elaine Coutrin

SÃO PAULO - Até 3 de agosto, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) estará com inscrições abertas para o 3º ciclo de análise de propostas do programa Pipe (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas), destinado a apoiar a execução de pesquisas científicas e tecnológicas em pequenas empresas do Estado de São Paulo.

O programa, que existe desde 1997, conta com cerca de quatro ciclos por ano e é constituído por três etapas. A primeira fase tem duração máxima de 9 meses. Neste momento serão realizadas pesquisas sobre a viabilidade tecnológica dos produtos ou processos. Os aprovados poderão receber um aporte máximo de R$ 200 mil. Já a segunda fase possui duração máxima de 24 meses e recursos de até R$ 1 milhão para projetos que estejam em desenvolvimento do produto ou processo inovador. Na última etapa, os participantes deverão apresentar o resultado comercial e industrial baseado nos progressos das fases 1 e 2.

As iniciativas selecionadas deverão dispor de pesquisadores que tenham vínculo empregatício com as empresas ou estejam associados a elas para sua realização. As empresas não podem ultrapassar o limite de 250 funcionários e as inscrições também estão liberadas para entidades ainda não constituídas, desde que sejam formalizadas logo após a aprovação no processo seletivo.

No dia 1º de julho será realizado, na sede da Fapesp, um encontro com os interessados para esclarecimento de dúvidas e apresentação de cases de sucesso.  As inscrições, tanto da seleção quanto do encontro, devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/pipe3_2015. A divulgação da primeira chamada está prevista para acontecer em 6 de novembro de 2015.