Notícia

Universia Brasil

FAPESP mostra panorama da ciência brasileira e promove debates sobre pesquisas na Espanha

Publicado em 16 novembro 2012

Com o intuito de reforçar a relação entre pesquisadores brasileiros e espanhóis, a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) realizará entre os dias 10 e 14 de dezembro uma série de conferências com a participação de cientistas dos dois países para discutir os progressos realizados nos últimos anos nas áreas de ciências da saúde, ciências humanas e políticas, nanotecnologia, ciência dos materiais e fotônica.

Esses debates fazem parte do evento Fronteiras da Ciência - Brasil e Espanha nos 50 anos da FAPESP, que integra as comemorações do 50 º aniversário da Fundação, e transportam para as cidades de Salamanca e Madri pesquisadores do Estado de São Paulo e de diversas instituições de ensino e pesquisa da Espanha, como parte de um evento diversificado e aberto ao público.

Nos dias 10, 11 e 12 de dezembro será realizada a palestra da série Fronteiras da Ciência no Brasil e Espanha - 50 anos da FAPESP na USAL (Universidad de Salamanca). A abertura do evento será liderada pelo ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso.

O primeiro dia de evento contará com uma sessão de conferência em que serão apresentados os trabalhos desenvolvidos nos dois países no campo das ciências humanas, ciência política e política pública. Ainda no primeiro dia, os pesquisadores irão fornecer uma visão geral da cooperação institucional entre Brasil e Espanha.

O segundo dia está reservado para as apresentações de pesquisadores da área da saúde, cujos estudos estão focados na área do câncer. O campo da nanotecnologia será o destaque do terceiro dia, com apresentações sobre pesquisa em ciência de materiais e fotônica, com ênfase em nanocarbon, nanoeletrônica e fontes de luz.

Como parte da programação, a Universidade de Salamanca vai sediar a exposição "Natureza Brasileira", que divulga a biodiversidade brasileira. A exposição será aberta ao público, e acontece de 9 a 21 de dezembro, no Centro de Estudos Brasileiros da USAL.

Estudantes espanhóis que desejam receber certificado acadêmico devem realizar a solicitação no site do evento.

A programação completa dos eventos em cada cidade pode ser conferida no site http://www.fapesp.br/fronteras/.

Serviço:

Fronteiras da Ciência - Brasil e Espanha nos 50 anos da FAPESP Datas: 10, 11 e 12 dezembro de 2012

Local: Salamanca (Hospedería Fonseca - Universidade de Salamanca)

Cadastro: http://www.fapesp.br/fronteras/salamanca

Datas: 13 e 14 de dezembro de 2012

Local: Madrid (Casa do Brasil)

Cadastro: http://www.fapesp.br/fronteras/madrid

Exposição Natureza Brasileira

Salamanca - Centro de Estudos Brasileiros - de 9 a 21 de dezembro de 2012.

Madrid - Casa do Brasil - 13 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013