Notícia

Teletime

Fapesp, MCTIC e CGI.Br lançam chamadas para pesquisa em Internet - Teletime

Publicado em 08 fevereiro 2020

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em parceria com o Ministério de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), lançou quatro chamadas de abrangência nacional para pesquisa estratégica sobre Internet. A fonte de recursos dos editais são os valores recolhidos no registro de nomes de domínios. O prazo para inscrição vai até 9 de março.

Três dos editais financiam pesquisas de vários temas como políticas para a Internet, aplicações avançadas, comunicação em rede e cultura digital, regulação de rede de dados etc.. Um dos temas é especificamente voltado para Centros de Pesquisa Aplicada (CPA) em Inteligência Artificial. A Fapesp e as entidades parceiras do edital pretendem criar oito CPAs. No edital lançado agora, estão previstos a criação de quatro. Posteriormente, será feita uma nova chamada de propostas para a seleção de até mais quatro centros.

Os CPAs desenvolverão pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas com IA, por um período de 5 anos podendo ser renovados por mais 5 anos, totalizando até 10 anos, de acordo com os resultados mensurados. Cada orçamento solicitado para cada CPA não superará R$ 1 milhão por ano para a Fapesp, mais R$ 1 milhão para a empresa parceira.

Confira os editais clicando aqui.