Notícia

Agregario

FAPESP lidera chamada mundial para pesquisas ambientais sobre segurança alimentar e mudança no uso da terra

Publicado em 12 dezembro 2012

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, organiza nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2012, um workshop internacional para discussão de temas de pesquisa e possibilidades de cooperação de cientistas em projetos apoiados por instituições participantes do Belmont Forum, grupo de instituições de fomento à pesquisa sobre mudanças globais. O seminário irá discutir aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados à segurança alimentar e mudanças no uso da terra. O “Belmont Forum International Call: Scoping Workshop on food security and land use change” terá como resultado um documento base para a implementação de uma Ação Colaborativa de Pesquisa (CRA, na sigla em inglês).

O Fórum Belmont é formado por 19 organizações internacionais e instituições de fomento à pesquisa de 13 países e da Comissão Europeia. Um dos seus principais objetivos é promover a colaboração internacional em pesquisas ambientais e geociências. Como participante desse grupo, a FAPESP vai liderar a preparação da Ação, que será levada à próxima reunião do Fórum, em fevereiro de 2013, na Índia, e, em seguida, da chamada multilateral de propostas de pesquisa.

Cada proposta deverá combinar contribuições de cientistas de pelo menos três países participantes do Belmont. Pesquisadores ligados a instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, no Estado de São Paulo poderão participar da chamada.

“Desenvolvimento sustentável é um desafio para o mundo e um tema com muitas oportunidades para o Brasil. Com três programas sobre biodiversidade, bioenergia e mudanças climáticas globais, a FAPESP está institucionalmente posicionada para participar ativamente, abrindo oportunidades para os pesquisadores no Estado de São Paulo”, disse Carlos Henrique Brito Cruz, diretor científico da FAPESP e vice-presidente do Fórum.

Participam do workshop pesquisadores do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN), de instituições e universidades brasileiras, da África, Argentina, Estados Unidos. Também estarão representadas organizações internacionais como a Global Environmental Change and Food Systems (GECAFS), National Science Foundation (NSF, dos Estados Unidos), Agence Nationale de la Recherche (ANR, da França), Natural Environment Research Council (NERC), um dos 7 conselhos de pesquisa do Reino Unido, Joint Programming Initiative on Agriculture, Food Security and Climate Change (FACCE-JPI, sediado na França) e do Programa de Mudanças Climáticas, Agricultura e Segurança Alimentar do consórcio CGIAR, parceria global de pesquisa em agricultura, com sede na França.

Fórum Belmont: Seminário sobre segurança alimentar e mudanças no uso da terra

Onde: FAPESP; Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, São Paulo

Quando: 17, 18 e 19 de dezembro

Mais informações e programação: http://www.fapesp.br/belmont

Publicado em 12.12.2012 por Maxpress