Notícia

Universia Brasil

Fapesp lança programa de intercâmbio com Reino Unido

Publicado em 13 maio 2010

A Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), em parceria com o Kings College London, do Reino Unido, lança programa de intercâmbio entre pesquisadores paulistas e britânicos. Há oportunidades nas mais diversas áreas do conhecimento científico e tecnológico. O prazo para a submissão das propostas segue até o dia 5 de julho.

Para participar os candidatos devem ter vinculado com instituições de Ensino Superior ou pesquisa do Estado de São Paulo, responsáveis por auxílios apoiados pela Fapesp e vigentes nas modalidades Auxílio à Pesquisa - Regular, Auxílio à Pesquisa - Projetos Temáticos, Apoio a Jovens Pesquisadores ou Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão. No caso específico de Projetos Temáticos, será permitido que os pesquisadores principais também apresentem propostas.

As propostas devem ser apresentadas simultaneamente pelo pesquisador do Estado de São Paulo à Fapesp e pelo seu colaborador do Reino Unido ao Kings College London. Cada uma das partes efetuará a seleção das propostas segundo sua sistemática de análise. Somente as propostas aprovadas por ambas serão financiadas. As propostas deverão ser submetidas em inglês.

Os projetos aprovados receberão recursos de até 6 mil libras anuais, destinados necessariamente e exclusivamente a despesas de mobilidade (passagens, diárias e seguro-saúde) e nos termos do acordo entre as instituições. Os financiamentos terão duração máxima de 24 meses.

Enquanto a Fapesp será responsável pela aquisição de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Estado de São Paulo no Reino Unido, o Kings College London arcará com os custos de passagens aéreas, seguro-saúde e diárias para manutenção de pesquisadores do Reino Unido no Estado de São Paulo.

Mais informações podem ser obtidas no edital do programa, disponível no site da Fapesp.