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Fapesp lança pesquisa de imagem de programas de apoio à inovação (1 notícias)

Publicado em 08 de agosto de 2018

Por Agência Fapesp

A Fapesp lançou, por meio de uma parceria com a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), uma pesquisa de imagem com foco em seus programas de apoio à pesquisa e à inovação em empresas de grande e médio porte, como o de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e o programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).

A consulta eletrônica visa avaliar a percepção da Fapesp pelo meio empresarial e, mais especificamente, coletar opiniões e contribuições acerca dos pontos fortes e oportunidades de melhoria dos programas PITE e CPE.

“A Fapesp tem se empenhado na aproximação do meio empresarial, intensificando e aprimorando o apoio a empresas que conduzem atividades de pesquisa e inovação no Estado de São Paulo”, disse Horacio Aragonés Forjaz, gerente de relações institucionais da Fapesp.

“A pesquisa se insere nessa preocupação e tem o objetivo de identificar o quão bem a Fapesp é conhecida e entendida no ambiente empresarial, assim como demandas e expectativas em relação aos seus programas de apoio a atividades de pesquisa e inovação tecnológica”, explicou.

A pesquisa do Programa Aproximação com Meio Empresarial pode ser respondida até 31 de agosto de 2018 por dirigentes e executivos responsáveis pelos departamentos de pesquisa, desenvolvimento (P&D) e inovação de grandes e médias empresas de base tecnológica, de todos os setores econômicos nacionais ou internacionais, que realizam atividade de pesquisa no Estado de São Paulo.

“Nos concentramos inicialmente em empresas de grande e médio porte, usuárias potenciais do PITE e CPE. Em um segundo momento deveremos contemplar o universo de pequenas empresas, alvo principal do programa PIPE [de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas]”, disse Forjaz.

O foco da pesquisa futura sobre o PIPE será em pequenas empresas que ainda não submeteram projetos para serem apoiados pelo programa ou tiveram o primeiro pleito denegado, antecipou Forjaz. “Pretendemos visitar aceleradoras de empresas e apresentar o PIPE e mostrar como elas poderiam tirar maior proveito desse programa que já apoiou mais de 1.200 pequenas empresas no desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados à inovação”, ressaltou.

O PIPE tem como objetivo aumentar a competitividade, estimular a cultura de inovação de forma permanente e ampliar postos de trabalhos em empresas com até 250 funcionários. Já o PITE tem foco na cooperação entre universidades e empresas e possui duas modalidades de implementação: o PITE Convênio, em que a Fapesp e a empresa propõem o tema da pesquisa, e o PITE Demanda espontânea.

Por sua vez, o CPE é um programa de pesquisa em colaboração com grandes empresas e de longo prazo (até 10 anos). Cada Centro é cofinanciado pela Fapesp e pela empresa parceira e cogerido por universidades e institutos de pesquisas – o vice-diretor do Centro é indicado pela empresa – selecionados por meio de edital.

Seis CPEs estão em operação e quatro em fase de implantação, tendo como parceiros Shell, Statoil, Peugeot Citroën, GlaxoSmithKline (GSK), Embrapa, Usina São Martinho, Koppert e Natura.

“O conjunto de grandes, médias e pequenas empresas de base tecnológica, além de universidades, instituições de pesquisa, aceleradoras, incubadoras e parques tecnológicos no Estado de São Paulo representam a base de clientes da Fapesp, que pretende que eles façam mais uso de seus programas de apoio à inovação”, avaliou Forjaz.

A pesquisa pode ser acessada em https://goo.gl/forms/g0COIjSCDfh74G9k2.

Agência Fapesp