Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Fapesp lança o primeiro banco público de dados genômico do país (1 notícias)

Publicado em 16 de novembro de 2015

Um banco público de dados genômicos inédito no país foi lançado na última sexta-feira (13) pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O BIPMed, Brazilian Initiative on Precision Medicine, reúne informações reunidas ao longo de vários anos, a partir de estudos realizados em diferentes instituições e grupos de pesquisa.

Resultado de um trabalho de cinco Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela Fapesp, o BIPMed é o primeiro banco on-line a agrupar grande quantidade de informações genômicas na América Latina.

"A pesquisa na área de genômica humana tem sido feita há vários anos no Brasil e por vários grupos, mas esses dados nunca foram tornados públicos em um banco organizado, como tem sido feito por décadas nos Estados Unidos e na Europa", afirma a pesquisadora do Brainn responsável pela formatação dos dados, Iscia Lopes-Cendes.

A ferramente poderá ser usada on-line por médicos e cientistas de todo o mundo, para compartilhar e obter informações sobre vários aspectos da medicina genômica e da saúde humana, bem como para apoiar a divulgação e a formação.

Diretrizes

O projeto estará baseado em uma plataforma eletrônica, construída segundo diretrizes e princípios da Aliança Global para Genômica e Saúde (GA4GH, na sigla em inglês), iniciativa internacional que reúne mais de 300 instituições de pesquisa da área da saúde, formada para acelerar o potencial da medicina genômica por meio da troca de informações entre pesquisadores, em benefício da saúde humana.

Portal do Governo do Estado