A FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciou, na última segunda-feira, 8 de junho, o lançamento da terceira edição do Edital PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde). Serão concedidos R$ 6 milhões para apoio a projetos de pesquisa científica.
A previsão é que as chamadas de propostas iniciem no dia 17 de junho no site da FAPESP. O programa apoiará estudos em seis áreas: doenças transmissíveis; doenças não transmissíveis; morbidade e mortalidade por causas externas; morbidade e mortalidade materna e infantil; promoção e proteção da saúde e do meio ambiente; e gestão e gerência do SUS.
De acordo com a diretora do Decit, Leonor Maria Pacheco Santos, o programa ocorre atualmente em parceria com as FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), com objetivo de financiar estudos estratégicos para cada Estado.
A iniciativa é resultado da parceria do Ministério da Saúde, por meio do Decit (Departamento de Ciência e Tecnologia), com o Ministério da Ciência e Tecnologia, via CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), e com a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Instituto de Saúde.