Notícia

Jornal Brasil

FAPESP lança nova chamada de propostas com a Agence Nationale de la Recherche

Publicado em 13 outubro 2013

A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

Nesta chamada a ANR consolidou programas anteriores (incluindo aqueles internacionais como o "Blanc" e o "SOC&ENV") em uma única chamada Generic Call 2014. A nova chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido pela ANR com a FAPESP.

Para a edição de 2014, os temas selecionados são: a) Microbiologia, Imunologia e Infectologia; b) Pesquisa Marinha; c) Ciências Sociais e Humanidades.

As pré-propostas, em inglês, devem ser apresentadas exclusivamente pelo pesquisador parceiro francês por meio do procedimento determinado pela ANR até o dia 23 de outubro de 2013. Após o processo de seleção, e somente para as pré-propostas aprovadas, as propostas completas deverão ser apresentadas pelo proponente parceiro na França, no formulário de submissão oficial da ANR, de acordo com as regras aplicáveis e cronograma a ser divulgado.

O pesquisador responsável em São Paulo deve determinar se a proposta se enquadra na modalidade Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático.

FAPESP e ANR financiarão os projetos selecionados considerando a quantidade de esforço dedicado pelos pesquisadores em cada lado. A média de financiamento indicativa por cada instituição é de 250 mil por projeto de duração média de três anos.

O texto completo da chamada está em: www.fapesp.br/en/8149.

Fonte: Agência FAPESP