Notícia

Notícias de Hortolândia

Fapesp lança livro sobre ciclo de palestras apresentadas na Alesp

Publicado em 28 abril 2019

Por Portal do Governo do Estado de São Paulo

Versão digital da publicação, que aborda temas como empreendedorismo e tecnologias, pode ser acessada pela internet

O livro “Ciclo ILP-FAPESP: Ciência e Inovação 2017-2018” foi lançado na última segunda-feira (22), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A publicação reúne a cobertura jornalística feita pela Agência Fapesp dos onze debates promovidos até o fim do ano passado no âmbito do Ciclo ILP-Fapesp, com cientistas e pesquisadores apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A parceria entre o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fapesp, iniciada em outubro de 2017, resultou em uma série de palestras sobre temas variados de ciência, tecnologia e inovação. A versão digital do livro “Ciclo ILP-FAPESP: Ciência e Inovação 2017-2018” pode ser acessada pela internet.

“Os debates do ciclo são uma forma de prestar contas à sociedade e à própria Alesp sobre as atividades da fundação. Para a Fapesp, também é importante se aproximar da Assembleia, contribuindo com informações sobre ciência, tecnologia e inovação para a formulação de políticas públicas e para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp.

De acordo com Vinicius Schurgelies, diretor-presidente do ILP, a parceria é uma oportunidade de levar a difusão dos conhecimentos científicos à Alesp. “É importante que esses conhecimentos fiquem próximos da sociedade, principalmente de quem elabora políticas públicas. De alguma maneira, as palestras podem qualificar o debate na casa e auxiliar o processo de produção do Legislativo”, salienta à Agência Fapesp.

Abordagens

Durante o período contemplado no livro, foram feitas onze apresentações sobre temas de saúde, meio ambiente e recursos hídricos, movimentos demográficos, empreendedorismo inovador, novas tecnologias associadas à qualidade de vida, inovações na agricultura e na indústria e inteligência artificial.

As palestras do Ciclo ILP-FAPESP continuam em 2019, das quais duas já foram realizadas neste ano. A proposta é que, a cada mês, pesquisadores e cientistas paulistas mostrem na Alesp os resultados de pesquisa e descobertas feitas no Estado.

No período 2017-2018, os debates levaram mais de 1.800 pessoas para a Assembleia. “O ciclo já está alcançando duas legislaturas diferentes. Esperamos que tenha mais permeabilidade dentro dos gabinetes e com os legisladores, ressaltando o quanto a pesquisa e o conhecimento podem colaborar na formulação de políticas públicas mais efetivas”, completa Vinicius Schurgelies.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
GovBrasil Portal do Governo do Estado de São Paulo