A Fundação de Amparo à Pesquisa de SP (Fapesp) promove entrevista coletiva, nesta terça-feira, às 10,30h, para lançamento do volume II da série 'Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em SP'
Em 11 capítulos, a publicação apresenta dados sobre investimento, recursos humanos, produção científica e evolução da pós-graduação, incluindo também informações que permitem avaliar o impacto da Educação Básica no sistema de pesquisa e pós-graduação em termos da qualidade da formação no ensino médio e da quantidade de estudantes matriculados.
Os Indicadores - 2001 apresentam ainda uma discussão sobre os efeitos das atividades de pesquisa no Estado sobre o desenvolvimento econômico e social e apontam a necessidade de novas pesquisas sobre os impactos das políticas públicas em C&T.
Outros trabalhos reunidos na obra mostram resultados do balanço de pagamentos tecnológico e propriedade intelectual e tratam da inovação tecnológica e das tecnologias da informação na indústria paulista.
Entre os principais destaques, os Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação em SP - 2001 revelam que o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os países da América Latina em volume de investimentos em C&T.
Dos recursos públicos que compõem essa despesa, em 1998, a participação federal em SP foi de 42% e, dos 58% alocados pelo governo paulista naquele ano, 16% foram provenientes da Fapesp.
Entre os dados relativos à educação, o volume mostra a evolução do número de matrículas no ensino superior (público e privado) e na pós-graduação, especialmente no doutorado, nos anos 90.
A maior concentração de pesquisas nesse período ocorreu na área de Ciências da Saúde pelo segmento acadêmico, que emprega 78% dos pesquisadores científicos brasileiros.
(Assessoria de Comunicação da Fapesp)
JC e-mail 2026
Notícia
JC e-mail