Notícia

Revista Amazônia

FAPESP lança edital para financiamento à pesquisa com Fundação Nacional de Ciência da Suíça

Publicado em 22 outubro 2020

Por Revista Amazônia

A FAPESP e a Fundação Nacional de Ciência da Suíça (SNSF) anunciaram uma chamada de propostas para as modalidades Auxílio à Pesquisa Regular ou Projeto Temático, que serão elaboradas em conjunto entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Suíça.

Aberta a todas as áreas de conhecimento, as propostas devem ser submetidas simultaneamente pelo pesquisador suíço junto à SNSF e pelo pesquisador do Estado de São Paulo junto à FAPESP.

As propostas poderão ser apoiadas por um período de até 48 meses, sendo estipulado um orçamento máximo de até R$ 100 mil por ano. Além disso, as propostas poderão incluir uma cota de bolsa de pós-doutorado. O orçamento total já deve contemplar os custos de bolsas, reservas técnicas e benefícios complementares.

A chamada é fruto de acordo assinado no último mês de setembro, com objetivo de fortalecer cooperações bilaterais entre a Suíça e o Estado de São Paulo. A FAPESP e a SNSF apoiarão, cada uma, as equipes sob liderança do pesquisador responsável baseado em seu respectivo país ou estado.

Válido por cinco anos, o acordo ainda prevê que os envolvidos se revezem anualmente na posição de agência líder, à qual caberá conduzir o procedimento de avaliação das propostas de acordo com os respectivos padrões de seus instrumentos de apoio, confirmando posteriormente a decisão com a organização parceira.

A proposta conjunta deverá ser submetida até 1º de abril de 2021 pelo pesquisador do Estado de São Paulo, pelo sistema SAGe da FAPESP. O pesquisador parceiro submeterá sua proposta pelo mySNF, obedecendo suas normas e cronogramas de análise, mas também deverá criar um usuário no SAGe.

O proponente da Suíça também deverá criar um usuário com cadastro completo no SAGe. Isso pode ser feito na versão em inglês do SAGe por meio da opção “Not Registered?”.

Mais informações em: https://fapesp.br/14553/.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Programa InfoSalud (Argentina) PAT - Pesquisa ao Alcance de Todos (PUC, MG)