Notícia

Gestão C&T

Fapesp lança edital em parceria com a Braskem e divulga resultado de chamada conjunta com instituição de pesquisa da Alemanha

Publicado em 28 fevereiro 2008

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a empresa de petroquímica Braskem lançaram, no último dia 27, um edital para desenvolvimento de pesquisas cooperativas. A "Chamada de Propostas de Pesquisa — Convênio FAPESP-Braskem S.A. para Apoio à Pesquisa — Chamada 03/2008" tem o objetivo de selecionar projetos de estudo realizados entre pesquisadores de instituições paulistas de ensino superior ou pesquisa e a Braskem. As propostas podem ser enviadas até 21 de abril.

Os estudos devem atuar na área de processos de síntese a partir de matérias-primas renováveis, derivados de açúcares, etanol, biomassa, glicerol e outros intermediários e subprodutos da cadeia produtiva dos biocombustíveis. Podem concorrer pesquisadores de instituições de ensino ou pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo.

Este edital conta com recursos de R$ 10 milhões, sendo R$ 5 milhões de cada entidade promotora da chamada. A duração máxima dos projetos é de 36 meses.

O envio das propostas deve ser feito pela internet, por meio do Sistema de Apoio à Gestão (Sage) da Fapesp. O acesso pode ser feito no site www.fapesp.br/sage. Os projetos enviados devem conter o detalhamento das atividades propostas, um plano de trabalho e uma planilha com os itens a serem financiados.

A íntegra da chamada pode ser vista neste link.

Resultado

A Fapesp e a fundação de pesquisa alemã Deutsche Forschungsgemeinschaf (DFG) divulgaram, no último dia 26, o resultado do edital conjunto "Fapesp-DFG — Chamada 03/2007". O edital tem o objetivo de aumentar a integração entre pesquisadores de São Paulo e da Alemanha, por meio de projetos de pesquisa conjuntos em quaisquer áreas do conhecimento. Ao todo, seis propostas foram selecionadas.

O resultado abrange os trabalhos enviados para o Tipo 1 de projetos, ou seja, aqueles de auxílio regular à pesquisa. A lista com os aprovados no âmbito das propostas do Tipo 2, as pré-propostas de projetos temáticos, será divulgada em breve.

O valor total dos recursos disponíveis, e o destinado a cada projeto, não foi definido. Ele varia de acordo com a disponibilidade financeira de cada uma das instituições promotoras do edital.

As propostas foram feitas em duplas por pesquisadores do Brasil e da Alemanha.