Edital visa fomentar parcerias entre pesquisadores da França e de São Paulo em cinco eixos temáticos. Consulta de elegibilidade vai até quinta-feira
A Fapesp e a Agence Nationale de la Recherche (ANR) anunciam uma nova chamada de propostas para selecionar e apoiar projetos conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.
A chamada segue os termos do acordo de cooperação mantido entre a Fapesp e a ANR. Trata-se do 18º lançamento de chamada internacional envolvendo a participação das instituições desde a primeira chamada conjunta.
A edição de 2022 propõe cinco blocos temáticos para a elaboração de projetos de pesquisa: Engenharia, Química e Física; Ciências da Computação e Matemática; Ciência dos Materiais; Ciências Sociais e Humanidades; e Meio Ambiente, Ecossistemas e Recursos Biológicos.
Um pré-cadastro dos interessados deve ser feito pelo pesquisador parceiro francês até a próxima quinta-feira (28), por meio de procedimento determinado pela ANR. Nessa mesma data, termina o prazo para solicitação de análise de elegibilidade do pesquisador de São Paulo à Fapesp.
Os cientistas considerados elegíveis e que tenham pré-cadastros aprovados serão convidados, em fevereiro de 2022, a submeterem propostas completas. Na Fapesp, as propostas tramitarão nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular (com duração máxima de 48 meses, excepcionalmente) e Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (com duração de 48 e 60 meses). Para Auxílios Regulares, a chamada prevê o financiamento de até R$ 150 mil por ano.
O edital está disponível em: www.fapesp.br/15117.
Agência Fapesp