Notícia

Gestão C&T

FAPESP lança duas chamadas para participação no projeto KyaTera

Publicado em 07 agosto 2006

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) lançou esta semana, por meio do seu Programa de Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), duas chamadas para participação no Projeto KyaTera.
A rede óptica KyaTera é uma plataforma de testes para pesquisar novos conceitos em redes ópticas, componentes e dispositivos, bem como o desenvolvimento de novas aplicações da internet avançada.
A primeira chamada objetiva especificar as condições para apresentação de propostas para participação no próprio projeto. Podem concorrer os pesquisadores que façam parte de grupos de pesquisa experimentais — ou teóricos em parceria com experimentais — da área de comunicações ópticas e dispostos a trabalhar de forma cooperativa no KyaTera. As propostas podem ser encaminhadas até o dia 30 de agosto, por meio do Sistema de Apoio e Gestão (SAGe) da FAPESP.
Para ter acesso à íntegra da chamada, clique aqui (http://www.fapesp.br/programas/tidia/kyatera1.pdf).
A segunda chamada é destinada a grupos de pesquisa experimentais, em todas as áreas do conhecimento, dispostos a participar do projeto, disponibilizando o acesso remoto de suas facilidades laboratoriais (weblabs), para fins de pesquisa ou ensino, por meio da rede KyaTera. As propostas podem ser submetidas por fluxo contínuo, também por meio do Sistema de Apoio a Gestão da FAPESP. São particularmente estimuladas propostas temáticas, envolvendo vários grupos da mesma área, que desenvolvam e utilizem os WebLabs KyaTera para pesquisas colaborativas, incluindo colaborações internacionais.
Para ter acesso à íntegra da chamada, clique aqui